Planos de Aula
Entrada:
Brinquedos pequenos nas mesas
Café
da manhã
Chamada
e calendário: Cantaremos
a música “O _____ roubou pão, na casa do João” cantando os nomes de todas as
crianças. Verificaremos o tempo e registraremos o dia da semana no calendário,
contaremos o número de crianças que vieram à escola e registraremos no cartaz
da chamada.
Experiência: Ouvir a leitura do poema, conversar sobre seus nomes,
escrevê-los e montá-los utilizando letras móveis.
Saberes e conhecimentos: Nomes
próprios, leitura e escrita
Objetivos: Expressar seus sentimentos sobre
seus nomes, escrevê-lo à sua maneira e montá-lo.
Metodologia: Fazer
a leitura do poema “O nome da gente” de Pedro Bandeira. A seguir dialogar sobre
o tema questionando-os se gostam de seus nomes? Quem escolheu seu nome? Se
fosse trocá-lo, que nome escolheria? A seguir, distribuir sulfites e pedir para
as crianças escreverem seus nomes com o auxílio do crachá na metade da folha ((Fiz uma linha na folha e orientei que escrevssem seus nomes sobre ela).
Distribuir letras móveis recortadas anteriormente e pedir para encontrarem suas
letras e colá-las logo abaixo da escrita de seus nomes.
Materiais: Poema,
sulfite, lápis de cor, letras dos nomes recortadas.
Espaço: Sala de aula
Jogos
de mesa: memória
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação.
Saída
O
que vou observar? O que disse sobre seu nome. Se escreve o próprio nome.
Quem
vou observar? 6 crianças
Como
vou observar? Precisou de ajuda ou recursos.
Observação:
__________________________________________________________
Plano
de Aula
![]() |
| Nicolas |
![]() |
| Arthur |
Entrada:
Livros na mesa
Café
da manhã
Parque
Chamada,
calendário e rotina-Cantar
a música “Bom dia como vai você” citando o nome cada criança. Observar o tempo
e registrar no cartaz.
Roda
da oralidade: Conversar sobre a tarefa sobre a letra inicial
de seus nomes que será realizada. As crianças levarão para casa uma folha
sulfite dentro de um saco plástico, com a inicial de seus nomes para decorar
juntamente com a família e colocar dentro um objeto que inicie com a mesma
letra.
Experiência:
Assistir
vídeos da turma da Mônica e fazer autorretrato.
Objetivos:
Observar suas características e reproduzi-las.
Saberes
e conhecimentos: Identidade
Metodologia: Hoje assistiremos alguns vídeos
da Turma da Mônica “Eu sou...” e conversaremos sobre seus nomes, incentivar que
digam como são, o que gostam de fazer, etc. Logo depois, mostrarei no espelho
seus rostinhos e pedirei que façam seu autorretrato e escrevam seus nomes logo
abaixo. A seguir, cada criança comentará sobre seu autorretrato.
Materiais: Vídeos, lápis de cor e
folhas sulfite.
Espaço: Sala de aula
Proposta
de movimento: Brincar
de vamos passear na floresta, trocando a palavra lobo pelo nome da criança.
Higiene das mãos.
Almoço.
Escovação
Saída
O
que vou observar? Se reproduz e comenta sobre sua produção.
Quem
vou observar? 3 crianças
Como
vou observar? Precisou de auxílio.
Observação:
____________________________________________________
Essa tarefa será usada nos planejamentos posteriores, pois a partir dela trabalharemos o alfabeto e atividades com listas de palavras que iniciam com as letras iniciais dos nomes das crianças. com essas listas montaremos um livro para cada criança, intitulado "Meu livro do alfabeto".
|
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu
nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma
letra.
|
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu
nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma
letra.
|
|
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu
nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma
letra.
|
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu
nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma
letra.
|
![]() |
| Miguel - Mola |
![]() |
| Davi - Dinossauro |
![]() |
| Brendha - Bexiga |
![]() |
| Ana - Anel |
Plano
de Aula
Entrada:
Brinquedos pequenos
Café
da manhã 8h30:
Parque
Roda
da oralidade: Conversar
sobre as letras de seus nomes. Quais os nomes dessas letras?
Chamada,
calendário e rotina: Conversar
sobre a rotina do dia e trocar as fichas do cartaz. Observar o calendário e o
tempo. Brincadeira do carteiro. O ajudante do dia coloca os crachás em uma
bolsa e entrega aos amigos chamando-os pelos nomes.
Experiência:
Pular corda
Objetivos:
Desenvolver equilíbrio e destreza; Explorar possibilidades
corporais no brincar
Saberes e conhecimentos: Jogos,
brinquedos e brincadeiras populares; (corda)
Metodologia: Hoje pularemos corda. Grupos de
três crianças. Duas crianças batem a corda e uma pula enquanto cantamos uma
parlenda (Coca-Cola, Pepsi cola, quantos namorados você tem na escola? 1, 2,
3...).
Espaço: Pátio
Higiene das mãos
Almoço
Escovação
Saída
O
que vou observar? Como pulou.
Quem
vou observar? 3 crianças
Como
vou observar? Se entende as regras da brincadeira, consegue pular, precisa de
auxílio.
Observação:
_____________________________________________________










Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!