Plano
de Aula
![]() |
| Representação do relógio Cuco |
Entrada: Fazendinha
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Jogo da memória dos nomes: Colocar os
crachás virados para baixo no centro do tatame. Uma criança por vez vira um crachá.
Se for o seu nome a criança coloca no cartaz, se não for, devolve no tatame e
passa a vez para o outro. Verificar e marcar no calendário os dias que se
passaram e o dia que é hoje.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana.
Experiência: Cantar e dançar a música “Dança das
caveiras” observando o relógio.
Saberes e conhecimentos: Medida
de tempo
Objetivos: Compreender para que usamos o relógio.
Metodologia: Iniciar fazendo um questionamento: Quem
sabe ver as horas? O que usamos para isso? Para que serve o relógio? Como são
os relógios? Desenhar no quadro um relógio de ponteiros. Logo depois, cantar
com as crianças a música Dança das caveiras mudando os ponteiros do relógio. A
seguir as crianças poderão desenhar um relógio usando giz de cera e sulfite.
Materiais:
Giz de cera e sulfite,
letra da música “Dança das caveiras”.
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa: Letras móveis.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Vídeo de escolha das crianças
Observações do dia:
________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Alinhavo.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a serem
realizadas e as que já realizamos.
Chamada e calendário: Brincando de roda: Colocar os crachás no
centro da roda e cantar a música “Se eu fosse um peixinho”. Ao ouvir seu nome a
criança pega seu crachá coloca no cartaz e senta no tatame.
Experiência: Montar um relógio.
Objetivos: Identificar
o relógio como um instrumento de medida de tempo.
Saberes e conhecimentos: Medida de tempo.
Metodologia:
Distribuir brinquedos
de sua preferência ou das crianças nas mesas e enquanto todos brincam, realizar
a atividade chamando uma criança por vez à mesa que deverá estar preparada com pratinhos
de papel, círculos, ponteiros e
números para as crianças montarem um relógio. Deixar que manipulem o material livremente
e a seguir, montar juntos os relógios passo a passo auxiliando-os, se
necessário. Manter um relógio montado perto, para observação. Após todos
terminarem seus relógios deixar que manipulem, depois pedir que coloquem as
horas de acordo com sua orientação.
Materiais:
Pratos de papel.
Ponteiros e números e bailarinas para colocar os ponteiros.
Proposta de movimento. Dançar a música “Dança das caveiras”.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Jogo da memória.
Observações do dia:
________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Quebra cabeça animais.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: conversar sobre as regras da
brinquedoteca e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar novamente sobre a importância
do esqueleto para ficarmos em pé e nos movimentarmos. Dizer que para o
esqueleto ficar forte precisamos nos alimentar adequadamente e que os alimentos
que fortalecem os ossos são os derivados do leite.
Chamada e calendário: Colocar os crachás sobre a mesa. Formar
um círculo. Uma criança pega um crachá e diz, “Tenho um nome”, o grupo
responde: “De quem é?” A criança coloca o nome atrás da criança correspondente
que deverá pegá-lo e será o próximo a pegar o nome de um amigo. Observar e
registrar o tempo.
Experiência: Pesquisa on line. Como são os relógios?
Saberes e conhecimentos: Pesquisa,
medida de tempo
Objetivos: Conhecer diversos tipos de relógios.
Metodologia: Levar as crianças à sala de informática
e lá realizar uma pesquisa sobre diversos tipos de relógios no computador. Ao
voltar para a sala todos poderão reproduzir, desenhando, o relógio que mais
gostou.
Materiais:
Computador, lápis de
cor e sulfite.
Jogos de mesa: massinha
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Vídeo de escolha das crianças.
Observações do dia:
________________________________________
Plano de Aula
Entrada: legos.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada,
calendário e rotina: A professora fala o nome de uma criança sem emitir som apenas
articulando as palavras com a boca para que as crianças tentem descobrir
fazendo leitura labial.
Experiência: Fazer lista de afazeres diários.
Objetivos:
Desenvolver a
sequência temporal.
Saberes e conhecimentos: sequência temporal.
Metodologia: Conversar com as crianças
sobre as horas. Que cada coisa que fazemos durante o dia tem hora certa.
Questioná-los sobre a hora que levantam até quando vão dormir. O que fazem? Apresentar
a história; Que horas são?”. Fazer a leitura e a seguir fazer uma lista das
coisas que fazemos durante o dia (manhã, tarde e noite) em um cartaz. Desenhar aquilo
que mais gosta de fazer durante o dia.
Materiais: Livro “Que horas
são”, Cartolina, lápis de cor e sulfite.
Espaço: Pátio
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
Observações do dia:
________________________________________

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!