google-site-verification=Vje9U8DVW3scGapEDfVs2gPvCkfxJfTlDWYo11MmiuA Práticas Pedagógicas planejadas: Planos de aula - medida de tempo

domingo, 8 de outubro de 2017

Planos de aula - medida de tempo

Plano de Aula
Representação do relógio Cuco

Entrada: Fazendinha
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Jogo da memória dos nomes: Colocar os crachás virados para baixo no centro do tatame. Uma criança por vez vira um crachá. Se for o seu nome a criança coloca no cartaz, se não for, devolve no tatame e passa a vez para o outro. Verificar e marcar no calendário os dias que se passaram e o dia que é hoje.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana.
Experiência: Cantar e dançar a música “Dança das caveiras” observando o relógio.
Saberes e conhecimentos: Medida de tempo
Objetivos: Compreender para que usamos o relógio.
Metodologia: Iniciar fazendo um questionamento: Quem sabe ver as horas? O que usamos para isso? Para que serve o relógio? Como são os relógios? Desenhar no quadro um relógio de ponteiros. Logo depois, cantar com as crianças a música Dança das caveiras mudando os ponteiros do relógio. A seguir as crianças poderão desenhar um relógio usando giz de cera e sulfite.
Materiais: Giz de cera e sulfite, letra da música “Dança das caveiras”.
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa: Letras móveis.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças

Observações do dia:
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Plano de Aula

Entrada: Alinhavo.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a serem realizadas e as que já realizamos.
Chamada e calendário: Brincando de roda: Colocar os crachás no centro da roda e cantar a música “Se eu fosse um peixinho”. Ao ouvir seu nome a criança pega seu crachá coloca no cartaz e senta no tatame.
Experiência: Montar um relógio.
Objetivos: Identificar o relógio como um instrumento de medida de tempo.
Saberes e conhecimentos: Medida de tempo.
Metodologia: Distribuir brinquedos de sua preferência ou das crianças nas mesas e enquanto todos brincam, realizar a atividade chamando uma criança por vez à mesa que deverá estar preparada com pratinhos de papel, círculos, ponteiros e números para as crianças montarem um relógio. Deixar que manipulem o material livremente e a seguir, montar juntos os relógios passo a passo auxiliando-os, se necessário. Manter um relógio montado perto, para observação. Após todos terminarem seus relógios deixar que manipulem, depois pedir que coloquem as horas de acordo com sua orientação.
Materiais: Pratos de papel. Ponteiros e números e bailarinas para colocar os ponteiros.
Proposta de movimento. Dançar a música “Dança das caveiras”.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Jogo da memória.

Observações do dia:
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Plano de Aula
Entrada: Quebra cabeça animais.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: conversar sobre as regras da brinquedoteca e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar novamente sobre a importância do esqueleto para ficarmos em pé e nos movimentarmos. Dizer que para o esqueleto ficar forte precisamos nos alimentar adequadamente e que os alimentos que fortalecem os ossos são os derivados do leite.
Chamada e calendário: Colocar os crachás sobre a mesa. Formar um círculo. Uma criança pega um crachá e diz, “Tenho um nome”, o grupo responde: “De quem é?” A criança coloca o nome atrás da criança correspondente que deverá pegá-lo e será o próximo a pegar o nome de um amigo. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Pesquisa on line. Como são os relógios?
Saberes e conhecimentos: Pesquisa, medida de tempo
Objetivos: Conhecer diversos tipos de relógios.
Metodologia: Levar as crianças à sala de informática e lá realizar uma pesquisa sobre diversos tipos de relógios no computador. Ao voltar para a sala todos poderão reproduzir, desenhando, o relógio que mais gostou.
Materiais: Computador, lápis de cor e sulfite.
Jogos de mesa: massinha
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças.
Observações do dia:
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Plano de Aula
Entrada: legos.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: A professora fala o nome de uma criança sem emitir som apenas articulando as palavras com a boca para que as crianças tentem descobrir fazendo leitura labial.
Experiência: Fazer lista de afazeres diários.
Objetivos: Desenvolver a sequência temporal.
Saberes e conhecimentos: sequência temporal.
Metodologia: Conversar com as crianças sobre as horas. Que cada coisa que fazemos durante o dia tem hora certa. Questioná-los sobre a hora que levantam até quando vão dormir. O que fazem? Apresentar a história; Que horas são?”. Fazer a leitura e a seguir fazer uma lista das coisas que fazemos durante o dia (manhã, tarde e noite) em um cartaz. Desenhar aquilo que mais gosta de fazer durante o dia.
Materiais: Livro “Que horas são”, Cartolina, lápis de cor e sulfite.
Espaço: Pátio
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
Observações do dia:

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