Práticas Pedagógicas Planejadas é um espaço pensado para facilitar o dia a dia de educadores(as). Aqui você encontra planejamentos de aula completos, sugestões de práticas pedagógicas significativas e atividades prontas para aplicar em sala de aula. Tudo organizado, alinhado à BNCC e com foco no desenvolvimento integral dos estudantes.
Ideal para quem busca inspiração, agilidade e qualidade no planejamento educacional!
sexta-feira, 8 de agosto de 2025
Atividades para fazer a chamada
Andando em Ziguezague
PLANEJAMENTO DE AULA – EDUCAÇÃO INFANTIL
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos (Pré-escola)
DURAÇÃO: 40 minutos
TEMA: Reconhecimento do nome e desenvolvimento motor (lateralidade e equilíbrio)
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
**Objetivos gerais:**
* Desenvolver a coordenação motora ampla, lateralidade e equilíbrio.
* Reconhecer o próprio nome por meio do uso do crachá.
**Objetivos específicos da BNCC:**
Campo de Experiência
Corpo, gestos e movimentos
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Eu, o outro e o nós
Campos e códigos da BNCC:
* (EI02CG03) Demonstrar controle progressivo sobre o próprio corpo, em atividades que exijam força, velocidade e equilíbrio.
* (EI02EF03) Reconhecer seu nome escrito, identificando-o nas situações em que isso se fizer necessário.
* (EI02EO02) Cooperar com os colegas nas atividades propostas, respeitando regras simples.
RECURSOS MATERIAIS**
* Pecinhas de lego ou cones pequenos (para o zigue-zague)
* Crachás com os nomes das crianças
* Cartaz ou painel para fixar os crachás
* Fita adesiva ou velcro (para prender os crachás no cartaz)
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
1. Roda de conversa (5 minutos)
* Reunir as crianças em círculo.
* Conversar sobre a importância de reconhecer o próprio nome e de cuidar do corpo com equilíbrio.
* Explicar como será a atividade de forma lúdica, demonstrando o trajeto.
2. Execução da atividade (30 minutos)
* Colocar as peças de lego no chão, formando um caminho em ziguezague.
* Dispor os crachás dos alunos sobre uma mesa.
* Uma criança por vez, caminha entre as peças em ziguezague até a mesa.
* Encontra o crachá com seu nome.
* Leva até o cartaz e o fixa no local.
* Retorna pelo mesmo caminho até o ponto de partida.
* Enquanto esperam, as demais crianças observam e incentivam os colegas.
3. Encerramento e reflexão (5 minutos)
Reunir novamente em roda. Conversar sobre como foi a atividade, o que sentiram, se conseguiram encontrar seu nome facilmente, e como foi o equilíbrio no trajeto.
Valorizar o esforço de todos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será observacional e contínua, considerando:
* A habilidade de caminhar com equilíbrio e coordenação no trajeto.
* O reconhecimento do próprio nome de forma autônoma.
* A participação, o respeito às regras e a interação com os colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!