google-site-verification=Vje9U8DVW3scGapEDfVs2gPvCkfxJfTlDWYo11MmiuA Práticas Pedagógicas planejadas: Atividades para fazer a chamada

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Atividades para fazer a chamada


Atividade para chamada
 Andando em  Ziguezague

PLANEJAMENTO DE AULA – EDUCAÇÃO INFANTIL

FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos (Pré-escola)

DURAÇÃO: 40 minutos

TEMA: Reconhecimento do nome e desenvolvimento motor (lateralidade e equilíbrio)

Chamada escolar


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

**Objetivos gerais:**

* Desenvolver a coordenação motora ampla, lateralidade e equilíbrio.

* Reconhecer o próprio nome por meio do uso do crachá.

**Objetivos específicos da BNCC:**


Campo de Experiência

Corpo, gestos e movimentos

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Eu, o outro e o nós


Campos e códigos da BNCC:

* (EI02CG03) Demonstrar controle progressivo sobre o próprio corpo, em atividades que exijam força, velocidade e equilíbrio.

* (EI02EF03) Reconhecer seu nome escrito, identificando-o nas situações em que isso se fizer necessário.

* (EI02EO02) Cooperar com os colegas nas atividades propostas, respeitando regras simples.

RECURSOS MATERIAIS**

* Pecinhas de lego ou cones pequenos (para o zigue-zague)

* Crachás com os nomes das crianças

* Cartaz ou painel para fixar os crachás

* Fita adesiva ou velcro (para prender os crachás no cartaz)


DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

Chamada escolar


1. Roda de conversa (5 minutos)

   * Reunir as crianças em círculo.

   * Conversar sobre a importância de reconhecer o próprio nome e de cuidar do corpo com equilíbrio.

   * Explicar como será a atividade de forma lúdica, demonstrando o trajeto.


2. Execução da atividade (30 minutos)

   * Colocar as peças de lego no chão, formando um caminho em ziguezague.

   * Dispor os crachás dos alunos sobre uma mesa.

   * Uma criança por vez, caminha entre as peças em ziguezague até a mesa.

     * Encontra o crachá com seu nome.

     * Leva até o cartaz e o fixa no local.

     * Retorna pelo mesmo caminho até o ponto de partida.

   * Enquanto esperam, as demais crianças observam e incentivam os colegas.


3. Encerramento e reflexão (5 minutos)

Reunir novamente em roda. Conversar sobre como foi a atividade, o que sentiram, se conseguiram encontrar seu nome facilmente, e como foi o equilíbrio no trajeto.

Valorizar o esforço de todos.


AVALIAÇÃO

A avaliação será observacional e contínua, considerando:

* A habilidade de caminhar com equilíbrio e coordenação no trajeto.

* O reconhecimento do próprio nome de forma autônoma.

* A participação, o respeito às regras e a interação com os colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!