PLANO DE AULA
PROJETO: JOGOS MATEMÁTICOS
Jogo da árvore
P. 5:
CONTEÚDOS: Contagem
numérica; quantidade.
OBJETIVOS: Desenvolver
o conceito matemático fazendo contagens e relacionando quantidades.
Estratégias
Recursos:
Tabuleiro com uma árvore, (um para cada criança), um dado de quantidades por grupo.
Modo
de jogar: Cada criança joga o dado, conta quantos pontos conseguiu fazer e
coloca na árvore a mesma quantidade de frutos. Vence o jogo a criança que
colocar as dez frutas primeiro na árvore.
_______________________________________________
Jogo do detetive numérico (Que
número estou pensando?)
1º,
2º e 3º anos:
CONTEÚDOS: sistema
de numeração decimal; sequência numérica; antecessor e sucessor; estimativas.
OBJETIVOS:
Compreender
o sistema de numeração decimal; sequência numérica; antecessor e sucessor;
fazer estimativas.
MATERIAL
UTILIZADO:
Nenhum
ORGANIZAÇÃO
DA SALA: Toda a sala.
COMO
JOGAR:
A
professora ou um aluno escolhe e escreve um número e não mostra aos demais, de
acordo com o nível da turma e os outros devem tentar adivinhar, fazendo perguntas
que serão respondidas apenas com sim ou não:
Exemplos:
a).
É maior que ___?
b).
É menor que ___?
c).
É par?
d).
Começa com___?
Ganha
o jogo o primeiro que acertar o número.
________________________________________________
Bingo dos 9 números
4º
ano:
CONTEÚDOS: raciocínio lógico, cálculo mental,
estratégia e operações básicas.
OBJETIVOS: Desenvolver o raciocínio lógico, o cálculo
mental, a estratégia e a fixação das operações básicas.
MATERIAL UTILIZADO:
Cartelas,
subdivididas em 9 partes (uma para cada aluno), onde cada um escolherá e escreverá
nove números, de 0 até 36. Cada criança poderá dobrar sua própria folha separando-a em 9 partes.
Dois
dados
ORGANIZAÇÃO
DA SALA: Toda a sala.
COMO
JOGAR:
1.
Utilizando os dados o professor deve obter os números sorteados.
2.
Cada aluno deverá verificar se existe alguma operação fundamental (adição,
subtração, multiplicação ou divisão), envolvendo os números sorteados, cujo
resultado seja um dos números que ele havia escrito em sua cartela.
3.
O aluno escreve, na “casa” correspondente, a operação que tem como resultado o
número indicado na “casa”.
4.
Vence quem completar primeiro os nove números, com verificação do professor.
________________________________________________
Jogo
das 4 operações
5º ano
MATERIAL
UTILIZADO:
Tabuleiro
(figura abaixo)
60
fichas de 4 cores diferentes 15 de cada cor.
3 dados.
ORGANIZAÇÃO
DA SALA: grupos de 4
jogadores.
COMO
JOGAR:
1.
Os adversários jogam alternadamente. Cada jogador joga os três dados ao mesmo
tempo e constrói uma sentença numérica usando os números indicados e uma ou
duas operações diferentes. Por exemplo, com os números 2, 3 e 4, o jogador
poderá construir (2+3) x 4
=20.
O jogador, neste caso, cobriria o espaço marcado 20 com uma ficha de sua cor.
Só é permitido utilizar as quatro operações básicas.
Se
um jogador passar sua jogada, por achar que não é possível fazer uma sentença
com aqueles valores dos dados, o adversário terá uma opção a tomar: se ele
achar que seria possível fazer uma sentença com os dados jogados pelo colega,
ele poderá fazê-la, antes de iniciar sua própria jogada e colocar sua ficha
sobre o número correspondente, e em seguida poderá fazer sua própria jogada.
Ganha o jogo quem cobrir mais números com suas fichas, ou conseguir terminar
suas fichas primeiro.
JOGO
DAS 4 OPERAÇÕES
|
|||||||
0
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
8
|
26
|
54
|
55
|
60
|
64
|
66
|
34
|
9
|
25
|
50
|
120
|
125
|
144
|
72
|
35
|
10
|
24
|
48
|
108
|
180
|
150
|
75
|
36
|
11
|
23
|
45
|
100
|
96
|
90
|
80
|
37
|
12
|
22
|
44
|
42
|
41
|
40
|
38
|
38
|
13
|
21
|
20
|
19
|
18
|
17
|
16
|
15
|
14
|

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!