Plano de aula para a semana da Páscoa.
ESCOLA
TURMA: 1º ano___
PROFESSORA:
DATA: ___/___/___
CONTEÚDOS
1ER0006 As diferentes festas do contexto onde se vive.
1HI0005 Ações individuais e coletivas no ambiente
familiar, escolar e comunitário.
1HI0009 Contexto histórico e cultural do brincar.
1HI0011 Festas e comemorações na escola, na família e
na comunidade.
Obs. Poderão ser trabalhados conteúdos da língua portuguesa e da matemática.
OBJETIVOS
Reconhecer
o significado das comemorações e festas comemoradas no âmbito familiar e/ou da
comunidade.
Conhecer o
significado da Páscoa.
AVALIAÇÃO
Verificar o aprendizado sobre a Páscoa e sua relação com a comunidade.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aula 1 - Em roda a professora irá contar a história “O Coelho que não era de Páscoa” e conversar sobre a semana da páscoa que se inicia, falar sobre os eventos que acontecerão na escola durante esta semana. Em seguida, falar sobre o significado da Páscoa no sentido de falar sobre: partilha, amizade e de forma lúdica, falar sobre o coelho e os ovos, que são representados na páscoa como símbolo de vida. Fazer uma roda e cantar canções sobre a Páscoa.
A professora irá propor a confecção de um cartaz sobre a Pascoa que será utilizado na decoração do espaço da escola.
Pedir a opinião dos alunos de como deve ser o
cartaz e escrever ou desenhar no quadro como será feito e o material a ser
utilizado.
Oferecer alguns materiais, como: papeis coloridos,
papel picado, lantejoulas, recortes de imagens de coelhos e ovos, tintas e
colas etc. Após a confecção do cartaz ele deverá ser colado em uma parede da
escola.
Aula 2 – A professora irá relembrar a festa de
Páscoa e propor uma aula de culinária onde todos participarão da preparação de um bolo
de cenoura que será compartilhado com todos na
festa.
Será feito um cartaz com a receita do bolo tendo o professor como escriba, enquanto explica sobre as partes de uma receita: ingredientes e quantidades que serão utilizadas e modo de preparo. Logo depois os alunos poderão copiar a receita em seus cadernos de forma ilustrada ou substituindo o desenho por palavras e números.
Os ingredientes poderão ser pedidos aos
familiares ou comprados pela escola.
Caso seja pedido aos pais, os alunos poderão confeccionar um bilhete fazendo o pedido dos ingredientes com a data da preparação do bolo.
Aula 3 - No refeitório fazer a culinária do
bolo de cenoura, chamando a atenção das quantidades (farinha, açúcar, fermento,
óleo etc.), contando os ingredientes como ovos, cenoura e deixar que os alunos adicionem
os ingredientes ou contribuam de alguma forma. Falar da importância de cada
ingrediente da receita.
A professora poderá questionar sobre a
quantidade de ingredientes, mostrar a consistência de cada um, etc.
Aula 4 - Durante a partilha, poderá contar os
alunos e a quantidade de fatias do bolo, fazendo questionamentos sobre a
quantidade, pedir que observem a textura, a cor, o sabor do bolo, entre outros.
Antes de começar a festa de Páscoa poderá ser
conversado com os alunos sobre o comportamento de todos à mesa, a importância de
esperar por sua vez e todos os bons comportamentos em uma comemoração ou festa.
A Festa da Páscoa poderá ser realizada no pátio da escola com todas as crianças
ou somente com a turma, realizando assim, um momento de integração e partilha
entre todos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!