Adaptação na Educação Infantil
Link para acessar os planos de aula: 👉Planos de aula para Educação Infantil Adaptação 1 - PDF
Plano de Aula
Entrada: Carrinhos
e bonecas no tatame.
Café da
Manhã
Roda da
conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana e as atividades
que serão realizadas, pedindo para uma criança de cada vez colocar imagens no
cartaz.
Chamada
e calendário: Identificar-se
dizendo seu nome e perguntar os nomes das crianças e cantar a música “Bom dia,
como vai você?” Nomeando cada criança.
Experiência:
passeio
pela escola
Objetivos:
Conhecer
e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridos.
Saberes e
conhecimentos: exploração de espaços.
Metodologia: Fazer um
passeio pela escola, identificando cada ambiente com sua função. EX: Esse é o banheiro, quando sentirem vontade de fazer as necessidades esse é o local. Ao voltar para a sala pedir
que façam um desenho da escola.
Cantinho: Casinha: Escolher
brinquedos de sua preferência.
Jogos de mesa. Blocos lógicos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_________________________________________________
_________________________________________________
Plano de
Aula
Entrada:
Folhas e
giz de cera nas mesas.
Café
da Manhã
Roda da conversa e rotina: Questionar as crianças sobre os primeiros dias de
aula. Como estão se sentindo? Conversar sobre as atividades a serem realizadas.
Chamada e calendário: Mostrar os crachás para as crianças questionando de
quem pode ser cada um. Fazer a leitura dos nomes e pedir que cada um coloque
seu crachá no cartaz, auxiliando-os. Observar o tempo, e em que dia estamos e
registrar no cartaz.
Experiência: Dança
Objetivos:
Estabelecer
e ampliar as relações sociais interagindo com os demais através do brinquedo e
da brincadeira.
Saberes e
conhecimentos: Oralidade e Socialização.
Metodologia: A professora irá apresentar algumas músicas para as crianças e convidá-las para dançar.
Brincadeira no parque. Deixar que brinquem explorando os brinquedos livremente.
História e música. Escolher alguns livros da caixa e deixar que
manipulem e logo depois fazer a leitura de um livro escolhido pelas crianças.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_________________________________________________
Observação:
_________________________________________________
Plano de
Aula
Entrada:
giz no
quadro e livrinhos na mesa.
Café
da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as dependências da escola. Qual o
local preferido de cada um.
Chamada e calendário passar sobre uma corda esticada no chão até chegar
no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência:
Observar-se
no espelho.
Objetivos:
Observar-se e reconhecer-se no espelho.
Saberes e
conhecimentos: Identidade; reconhecimento da própria imagem.
Metodologia: Colocar
um espelho na tampa de uma caixa e dizer que ali dentro tem algo muito
importante e que é segredo. Cada criança deve olhar e não dizer para os amigos.
Depois pedir que desenhem seu autorretrato.
Brinquedoteca/Biblioteca: Em
roda, fazer a leitura de um livro escolhido pelas crianças. Depois poderão brincar
com brinquedos de sua preferência.
Jogos de mesa. Jogo da Memória
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________
Observação:
__________________________________________________
Plano de
Aula
Entrada:
Massinha
Café
da Manhã
Roda da conversa e rotina:
Chamada
e calendário: Em roda, identificar-se dizendo seu nome, perguntar os nomes de
cada criança e cantar a música “Bom dia, como vai você? ” Nomeando cada
criança.
Experiência:
Dança da
cadeira
Objetivos:
Desenvolver
a coordenação motora ampla. Sentar e levantar.
Saberes e
conhecimentos: coordenação motora ampla.
Metodologia: Colocar
as cadeiras em círculo, uma a menos que as crianças, colocar músicas
infantis, pedir que as crianças circulem até parar a música. No primeiro
momento as crianças não saem do jogo. Na próxima vez, dizer que cada criança
que não sentar sairá da brincadeira levando sua cadeira.
Brincadeira no parque: deixar que explorem livremente os brinquedos.
Atividade de movimento. Alongamento
Colocar
uma música suave ao fundo. Orientar as crianças a deitarem-se espalhadas no
chão e com voz suave ir dizendo para fazerem movimentos como: Levantem uma
perna, a outra, as duas. Agora um braço, o outro, os dois, balançando as mãos.
Imitando uma bicicleta...
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_______________________________________________
Observação:
_______________________________________________
Plano de
Aula
Entrada:
Brinquedos
trazidos de casa
Café
da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como
brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás no tatame e pedir que
cada criança identifique o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência:
história
e movimento
Objetivos:
Desenvolver
a atenção e a coordenação motora ampla.
Saberes e
conhecimentos: coordenação motora ampla.
Metodologia: Contar a
história do boneco de borracha enquanto as crianças imitam os movimentos da
professora.
Pátio: Brincar com os brinquedos de sua preferência.
Brinquedos trazidos de casa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________
Observação:
__________________________________________________
História do boneco de borracha
Era uma vez um boneco de borracha que ficava de todos os jeitos com o corpo,
mas não falava, não fazia barulho e mexia-se bem devagar.
Ele gostava de passear no jardim, olhando as flores coloridas, os pássaros, as
borboletas e as abelhas que voavam no alto
De repente veio um vento forte... Nossa! O boneco de borracha ficou torto e
agora ele anda todo torto, virado só para um lado. E assim ele continuou o
passeio.
Ufa! O vento parou, e ele então voltou ao normal.
Agora conseguia andar tanto para frente como para trás.
O vento voltou de novo. Ai, ele entortou-se para frente e anda olhando para
baixo. Parece até que procura alguma coisa no chão.
Mas, de repente, o vento mudou de direção e fez o boneco entorta-se para trás.
Agora ele só vê o que está lá no alto: o céu, os pássaros e as borboletas.
Finalmente o vento parou de vez. O boneco de borracha endireitou-se e continuou
o passeio observando tudo o que estava ao seu redor.
Engraçado é que quando o boneco de borracha chegava perto de uma árvore ficava
bem magrinho e bem comprido, do tamanho da árvore. Então, o boneco andava
elegante, esticado e comprido, quase alcançando o céu.
Quando chegava perto e uma roseira e sentia o cheiro das rosas, o boneco ficava
todo gordo e pesado como um elefantinho. Para andar, até fazia um barulhão!
Ah! O boneco de borracha estava cansado de tanto passear. Então, ele deitou-se
no chão para descasar e.... surpresa! Ele ficou pequenininho, encolhidinho.
Podia até caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo!
De repente, crescia, espalhava-se para todos os lados, crescia, crescia e
crescia. Crescia tanto que ocupava um grande espaço no chão.
Ficava pequeno de novo, pequeno, pequeno, bem pequeno. E adormecia todo
pequenininho...
Até que amanheceu e chegou o sol. O boneco de borracha, que estava quietinho,
foi se mexendo devagar, esticando-se para todos os lados, esticando os pés, as
pernas, o tronco, o dedos, as mãos e os braços.
Ele levantou-se e virou gente.
Agora, sim, ele consegue conversar, falar bem
baixinho com quem está perto dele.
Essa é a história do boneco de borracha que virou
gente
Autor desconhecido

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!