google-site-verification=Vje9U8DVW3scGapEDfVs2gPvCkfxJfTlDWYo11MmiuA Práticas Pedagógicas planejadas: Planos de aula para Educação Infantil Adaptação 1

domingo, 6 de agosto de 2017

Planos de aula para Educação Infantil Adaptação 1



Adaptação na Educação Infantil
Link para acessar os planos de aula: 👉Planos de aula para Educação Infantil Adaptação 1 - PDF
Plano de Aula

Entrada: Carrinhos e bonecas no tatame.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana e as atividades que serão realizadas, pedindo para uma criança de cada vez colocar imagens no cartaz.
Chamada e calendário:  Identificar-se dizendo seu nome e perguntar os nomes das crianças e cantar a música “Bom dia, como vai você?” Nomeando cada criança.
Experiência: passeio pela escola
Objetivos: Conhecer e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridos.
Saberes e conhecimentos: exploração de espaços.
Metodologia: Fazer um passeio pela escola, identificando cada ambiente com sua função. EX: Esse é o banheiro, quando sentirem vontade de fazer as necessidades esse é o local. Ao voltar para a sala pedir que façam um desenho da escola.
Cantinho: Casinha: Escolher brinquedos de sua preferência.
Jogos de mesa. Blocos lógicos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_________________________________________________
Plano de Aula

Entrada: Folhas e giz de cera nas mesas.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Questionar as crianças sobre os primeiros dias de aula. Como estão se sentindo? Conversar sobre as atividades a serem realizadas.
Chamada e calendário: Mostrar os crachás para as crianças questionando de quem pode ser cada um. Fazer a leitura dos nomes e pedir que cada um coloque seu crachá no cartaz, auxiliando-os. Observar o tempo, e em que dia estamos e registrar no cartaz.
Experiência: Dança 
Objetivos: Estabelecer e ampliar as relações sociais interagindo com os demais através do brinquedo e da brincadeira.
Saberes e conhecimentos: Oralidade e Socialização.
Metodologia: A professora irá apresentar algumas músicas para as crianças e convidá-las para dançar.

Brincadeira no parque. Deixar que brinquem explorando os brinquedos livremente.
História e música. Escolher alguns livros da caixa e deixar que manipulem e logo depois fazer a leitura de um livro escolhido pelas crianças.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: giz no quadro e livrinhos na mesa.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as dependências da escola. Qual o local preferido de cada um.
Chamada e calendário passar sobre uma corda esticada no chão até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Observar-se no espelho.
Objetivos: Observar-se e reconhecer-se no espelho.
Saberes e conhecimentos: Identidade; reconhecimento da própria imagem.
Metodologia: Colocar um espelho na tampa de uma caixa e dizer que ali dentro tem algo muito importante e que é segredo. Cada criança deve olhar e não dizer para os amigos. Depois pedir que desenhem seu autorretrato.
Brinquedoteca/Biblioteca: Em roda, fazer a leitura de um livro escolhido pelas crianças. Depois poderão brincar com brinquedos de sua preferência.
Jogos de mesa. Jogo da Memória
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Massinha
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina:
Chamada e calendário: Em roda, identificar-se dizendo seu nome, perguntar os nomes de cada criança e cantar a música “Bom dia, como vai você? ” Nomeando cada criança.
Experiência: Dança da cadeira
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora ampla. Sentar e levantar.
Saberes e conhecimentos: coordenação motora ampla.
Metodologia: Colocar as cadeiras em círculo, uma a menos que as crianças, colocar músicas infantis, pedir que as crianças circulem até parar a música. No primeiro momento as crianças não saem do jogo. Na próxima vez, dizer que cada criança que não sentar sairá da brincadeira levando sua cadeira.
Brincadeira no parque: deixar que explorem livremente os brinquedos.
Atividade de movimento. Alongamento
Colocar uma música suave ao fundo. Orientar as crianças a deitarem-se espalhadas no chão e com voz suave ir dizendo para fazerem movimentos como: Levantem uma perna, a outra, as duas. Agora um braço, o outro, os dois, balançando as mãos. Imitando uma bicicleta...
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_______________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás no tatame e pedir que cada criança identifique o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: história e movimento
Objetivos: Desenvolver a atenção e a coordenação motora ampla.
Saberes e conhecimentos: coordenação motora ampla.
Metodologia: Contar a história do boneco de borracha enquanto as crianças imitam os movimentos da professora.
Pátio: Brincar com os brinquedos de sua preferência.
Brinquedos trazidos de casa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________

História do boneco de borracha

                Era uma vez um boneco de borracha que ficava de todos os jeitos com o corpo, mas não falava, não fazia barulho e mexia-se bem devagar.
                Ele gostava de passear no jardim, olhando as flores coloridas, os pássaros, as borboletas e as abelhas que voavam no alto
                De repente veio um vento forte... Nossa! O boneco de borracha ficou torto e agora ele anda todo torto, virado só para um lado. E assim ele continuou o passeio.
Ufa! O vento parou, e ele então voltou ao normal. Agora conseguia andar tanto para frente como para trás.
                O vento voltou de novo. Ai, ele entortou-se para frente e anda olhando para baixo. Parece até que procura alguma coisa no chão.
                Mas, de repente, o vento mudou de direção e fez o boneco entorta-se para trás. Agora ele só vê o que está lá no alto: o céu, os pássaros e as borboletas.
                Finalmente o vento parou de vez. O boneco de borracha endireitou-se e continuou o passeio observando tudo o que estava ao seu redor.
                Engraçado é que quando o boneco de borracha chegava perto de uma árvore ficava bem magrinho e bem comprido, do tamanho da árvore. Então, o boneco andava elegante, esticado e comprido, quase alcançando o céu.
                Quando chegava perto e uma roseira e sentia o cheiro das rosas, o boneco ficava todo gordo e pesado como um elefantinho. Para andar, até fazia um barulhão!
                Ah! O boneco de borracha estava cansado de tanto passear. Então, ele deitou-se no chão para descasar e.... surpresa! Ele ficou pequenininho, encolhidinho. Podia até caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo!
                De repente, crescia, espalhava-se para todos os lados, crescia, crescia e crescia. Crescia tanto que ocupava um grande espaço no chão.
                Ficava pequeno de novo, pequeno, pequeno, bem pequeno. E adormecia todo pequenininho...
                Até que amanheceu e chegou o sol. O boneco de borracha, que estava quietinho, foi se mexendo devagar, esticando-se para todos os lados, esticando os pés, as pernas, o tronco, o dedos, as mãos e os braços.
                Ele levantou-se e virou gente.
Agora, sim, ele consegue conversar, falar bem baixinho com quem está perto dele.   
Essa é a história do boneco de borracha que virou gente
Autor desconhecido



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!