Plano de Aula 1
Link para baixar o pano de aula:👉 Planos de aula Educação Infantil Adaptação 2 PDF
Entrada: Carrinhos e bonecas.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana
e as atividades que serão realizadas, pedindo para uma criança de cada vez
colocar fichas da rotina no cartaz.
Chamada e calendário: cantar a música “Bom dia
amiguinho como vai ” Nomeando cada criança, espalhar os crachás no tatame e
pedir para encontrarem, ajudando-os. Verificar como está o dia e registrar no
calendário.
Experiência: Regras
na sala de aula (Mundo social)
na sala de aula (Mundo social)
Objetivos: Construir valores socialmente
desejáveis para o convívio.
Saberes e conhecimentos: Ritos, valores, hábitos e
atitudes para a vida em sociedade.
Metodologia: Ainda em roda, fazer a leitura
do texto “O dia em que um monstro veio a escola” (em anexo), conversar, levando
os alunos a refletir sobre como deve ser o convívio na sala de aula e na escola. Mostrar para
as crianças as fichas das atitudes do monstrinho previamente preparadas. Pedir
para uma criança de cada vez separar os bons e os maus comportamentos. Logo
depois deixar que manipulem as fichas.
Materiais: Texto “O dia em que o
monstro veio à escola” e fichas (Eu plastifiquei as fichas para as crianças poderem manipular por mais tempo)
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________
Link para acessar a história AQUI:👉 https://profcrika.blogspot.com.br/2015/11/historia-o-dia-em-que-um-monstro-veio.html
Plano de Aula 2
Entrada: Brinquedos pequenos.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Questionar as crianças sobre os
primeiros dias de aula. Como estão se sentindo? Conversar sobre as atividades a
serem realizadas.
Chamada e calendário: escolher uma criança que será o
carteiro. Colocar os crachás em uma sacola, (pode-se separar um boné e um
colete para que a criança use e repetir a atividade várias vezes, cada dia
chamando uma criança para ser o carteiro) a criança retira os crachás da sacola
e os entrega aos amigos. Observar o tempo, e em que dia estamos e registrar no
cartaz.
Experiência: Regras na sala de aula (Mundo social)
Objetivos: Construir valores socialmente
desejáveis para o convívio.
Saberes e conhecimentos: Ritos, valores, hábitos e
atitudes para a vida em sociedade.
Metodologia: Lembrar a história do monstrinho
e fazer o cartaz de regras com as crianças, mostrando imagens de atitudes que
devemos manter na escola. Cada criança cola uma regra no cartaz, logo depois, pedir
que desenhem uma das regras em folha sulfite.
Materiais: Fichas para o cartaz,
lápis coloridos e folhas sulfites.
Preparativos para o almoço: Enquanto as crianças exploram os blocos a professora faz a higiene das mãos com os demais.
Jogos de mesa: Blocos lógicos
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_______________________________________________________
Plano de Aula 3
Entrada: giz no quadro e livrinhos na mesa.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as dependências
da escola. Qual o local preferido de cada um.
Chamada e calendário: passar sobre uma corda esticada
no chão até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e
registrar o tempo Cantando a música “Sete dias a semana tem”.
Experiência: Passatempo preferido
(Si e outro)
Objetivos: Participar de situações que
envolvam a necessidade de falar e escutar.
Saberes e conhecimentos: atitude de reconhecimento e de
respeito as diferenças.
Metodologia: Entregar tesoura e revistas para
recortar e pedir para cada criança procurar uma imagem de seus passatempos preferidos.
Depois de recortar, orientá-los a colar em uma folha sulfite. Pedir para
dizerem se esse passatempo é bom de se fazer sozinho ou com a companhia de
amigos ou família. (Registrar essa resposta). Logo depois poderão mostrar para
os amigos o resultado de seu trabalho, podendo falar sobre ele.
Materiais: Tesouras sem pontas,
revistas, cola e folha sulfite.
Brinquedoteca/Biblioteca: Em roda, fazer a leitura de um
livro escolhido pelas crianças. Depois poderão brincar com brinquedos de sua
preferência.
Proposta
de movimento. Passeio
na floresta.
Link para a brincadeira: https://www.youtube.com/watch?v=SLI548SL1iE
Preparativos para o almoço: Enquanto as crianças exploram os brinquedos pequenos na mesa a professora faz a higiene das mãos com os demais.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
______________________________________________________
Plano de Aula 4
Entrada: Massinha
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Em roda, perguntar os nomes das
crianças e cantar a música:
“Olá ___. Bom dia ___. Que
bom que você veio. Gosto muito de você.
Experiência: Pintura livre (artes visuais)
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora
fina e a criatividade. Reconhecer as cores.
Saberes e conhecimentos: coordenação motora fina e
criatividade. Cores.
Metodologia: Com os alunos sentados em grupos
de quatro, colocar na mesa tintas de diferentes cores, cartolina cortada em
quatro e pinceis para que produzam ilustrações com tema livre. Questioná-los
sobre o tema escolhido e se reconhecem as cores e registrar suas respostas.
Materiais: Tinta guache cores
variadas, cartolinas brancas, pinceis, um para cada criança.
Preparativos para o almoço:
Jogos
de mesa: Tangram
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________
Plano de Aula 5
Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo
e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina e pedir a ajuda das crianças
para organizar as fichas de rotina.
Chamada e calendário: Sentados em roda, espalhar os
crachás no meio da roda e cantar a música “Se eu fosse um peixinho”, cantar o
nome de uma criança, que por sua vez, identificará seu crachá e o colocará no
cartaz repetir até que todas retirem os crachás. Observar o tempo e registrar
no calendário.
Experiência: Usar giz no pátio
Objetivos: Explorar diferentes materiais de
escrita. (giz de lousa)
Saberes e conhecimentos: Diferentes materiais de escrita.
Metodologia: Levar as crianças ao pátio,
distribuir giz e deixar que o explorem livremente.
Materiais: Giz de lousa.
Pátio: Brincar com brinquedos de sua
preferência.
Preparativos para o almoço:
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Observação:
___________________________________________________
___________________________________________________
Plano de Aula 6
Entrada: Pecinhas de encaixe.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades que serão realizadas.
Chamada e calendário: Cantar a música “Um ratinho bonitinho” Brincar de batata quente. A criança que ficar com a batata coloca o crachá no cartaz. Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário.
Experiência: Contar as letrinhas do nome
Objetivos: Relacionar número à quantidade.
Saberes e conhecimentos: relação número e quantidade.
Metodologia: Entregar os crachás e deixar que explorem. Escrever os números de 1 a 9 no quadro contando junto com eles e chamar um a um pedindo para contar quantas letrinhas tem seu nome. Ajudá-los sempre que necessário. Pedir para colar o crachá embaixo do número relativo à quantidade. Fazer questionamentos individuais e anotar na ficha de observações. (Contar apenas o primeiro nome). Logo depois questioná-los quem tem mais ou menos letras no nome. Quem tem a mesma quantidade, etc.
Materiais: crachá.
Preparativos para o almoço:
Brincadeira de Casinha: Escolher brinquedos de sua preferência.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
___________________________________________________________
Plano de Aula 7
Entrada: tangram na mesa.
Café da Manhã
Horta:
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a serem realizadas cantar as canções da preferência das crianças.
Chamada e calendário: Escrever as letras iniciais dos nomes das
Crianças em um pequeno papel e questionar de quem é a letra e qual o nome da letra. Enfatizar o nome da primeira letra do nome de cada criança.
Experiência: história e movimento
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora ampla.
Saberes e conhecimentos: coordenação motora ampla.
Metodologia: Antes de contar a historinha, pedir para as crianças que deitem no chão e fechem seus olhos e finjam ser os bonecos de pau, fazendo os movimentos que os bonecos fariam.
Colocar um chapéu de fada e uma varinha de condão e dramatizar a história com as crianças. No final da atividade todos dançam ao som de uma música bem alegre.
A fada madrinha e os bonequinhos de pau: “Era uma vez, no mundo dos pequenos de pau, uma casa com muitos bonequinhos, mas o que se observava é que eles estavam muito tristes. E sabem por quê? Eles não podiam se movimentar e isso os deixavam muito tristes. Mas, um dia, eis que surge uma fada. E a fada madrinha, com sua varinha de condão, resolveu realizar todos os sonhos dos lindos bonequinhos.
E começou fazendo o primeiro feitiço com sua linda varinha de condão, dando movimentos aos pés e dedos dos bonequinhos, e eles começaram a mexer seus pezinhos. Em seguida, ela fez mais um feitiço, pois percebeu que ainda não estavam felizes, e então, foi a vez das pernas dos bonequinhos, depois, o quadril e o bumbum, a barriga, braços, mãos e dedos, ombros, pescoço e cabeça.
E, finalmente, eles mexeram o corpo todo, e todos, muito felizes, agradeceram a fada madrinha e saíram dançando e cantando, movimentando-se por toda a casa felizes para sempre!”
Materiais: Blocos lógicos, lápis coloridos e folhas sulfites.
Preparativos para o almoço:
Jogos de mesa. Blocos lógicos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!