Planos de Aula
Entrada: Torre inteligente.
Café da Manhã
Chamada e calendário: Pular em um pé só pegar o crachá
sobre a mesa e colocar no cartaz. Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário.
Cantar a música (7 dias a semana tem).
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o projeto: O que
já aprendemos? .
Experiência: Fazer tentativa de escrita do
próprio nome.
Objetivos: Conhecer a escrita do próprio
nome.
Saberes e conhecimentos: nomes próprios.
Metodologia: Cantar a música “Cabeça, ombro,
joelho e pé" tocando as partes do corpo e depois conversar sobre sermos
pessoas únicas, que cada um tem, seu corpo, seu jeito de ser, seu nome. Que
cada nome é diferente também. Em seus lugares, entregar fichas de ¼ de sulfite
colorido e pedir que escrevam seus nomes sem olhar nos crachás.
Logo
depois recolher as fichas e entregar outra ficha acompanhada dos crachás, dizer
que agora todos poderão verificar como é escrito seu nome e copiá-los.
Materiais: Crachás, Folha sulfite
e lápis de cor.
Espaço: sala de aula
Jogo de mesa- alinhavo.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Vídeo de escolha das crianças
Observação:
____________________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: palitos de sorvete.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a
serem realizadas e as que já realizamos.
Chamada e calendário: Mostrar os crachás para as
crianças para que identifiquem seus nomes e coloquem no cartaz.
Experiência: Tocar as partes do corpo através
da música e da brincadeira.
Objetivos: Nomear as partes que compõe o
corpo.
Saberes e conhecimentos: Partes do corpo.
Metodologia: Cantaremos a música “Cabeça,
ombro, joelho e pé” tocando as partes do corpo. A seguir, formar duplas e
sugerir que as duplas peguem na parte do corpo do colega, quando a professora
solicitar. Ex: Vamos agora pegar no joelho do colega, nas mãos e assim por
diante. Logo depois solicitar que as crianças representem através de desenho o
seu corpo, para identificar o conhecimento que já possuem sobre o assunto.
Proposta de movimento. Cantar e dançar a música “Minha
boneca de lata.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Quebra cabeças.
Observação:
______________________________________________________________
______________________________________________________________
Entrada: Fazendinha.
Café da Manhã
Horta: Preparação da terra, misturar
e aguar o canteiro
Brinquedoteca/Biblioteca: conversar sobre as regras da
brinquedoteca e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Verificar quais atividades já
realizamos e as que ainda vamos realizar.
Chamada e calendário pular em um pé só até chegar no
cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: conhecer melhor o seu corpo.
Objetivos: Identificar as partes que compõe
o corpo.
Saberes e conhecimentos: Partes do corpo.
Metodologia: Cantaremos novamente a música
“Cabeça, ombro, joelho e pé” tocando as partes do corpo. Logo depois faremos o
contorno do corpo de uma criança e colaremos etiquetas com os nomes das partes
do corpo. Escrever as etiquetas junto com as crianças e questioná-los onde está
aquela parte do corpo, para que cada um possa colar nos locais indicados.
Jogos de mesa: tampinhas
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Vídeo de escolha das crianças.
Observação:
____________________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Pecinha de montar.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada,
calendário e rotina: Brincar
de carteiro. Escolher uma criança que colocará os crachás em uma bolsa e
identificando os crachás chamará um amigo por vez para pegar seu crachá e
colocar no cartaz.
Experiência: Contornar seus
corpos com giz no pátio.
Saberes e conhecimentos: Partes do corpo
Objetivos: Reconhecer a imagem de seu
próprio corpo e suas partes explorando seu esquema corporal.
Metodologia: Ainda na sala propor e explicar
a brincadeira que será realizada no pátio, distribuir giz de lousa e
incentivá-los a contornar o corpo de um amigo e depois desenhar as partes do
corpo. Questioná-los quais são as partes que estão faltando para que possam
desenhá-las.
Materiais: Giz de lousa.
Espaço: Pátio
Observação:
________________________________________________________
Entrada:Torre inteligente.
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Espalhar letras de EVA no tatame e pedir
para uma criança de cada vez encontrar a inicial de seu nome.
Verificar que dia é hoje, como está o tempo e registrar no calendário. Cantar a
música, Sete dias a semana tem.
Roda da conversa e rotina: Relembrar as atividades feitas sobre o
corpo humano, questionando os nomes das partes do corpo e onde elas se
localizam.
Experiência: Recortar de revistas e colar partes do
corpo.
Saberes e conhecimentos: Coordenação
motora fina, criatividade.
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.
Metodologia: Propor às crianças que procurem em
revistas as partes do corpo. Pedir que dobrem uma folha sulfite ao meio, de um
lado da folha colar os recortes montando um corpo humano, do outro lado da
folha fazer um desenho observando a imagem montada ao lado.
Materiais:
revistas, tesouras,
folha sulfite e lápis de cor.
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa- alinhavo.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Vídeo de escolha das crianças
Observação:
________________________________________________________


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!