Plano
de Aula
Entrada: Blocos de papel machê.
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Cantar a música Bom dia como vai você, distribuir
os crachás para as crianças aleatoriamente. Cada uma
deve reconhecer o crachá que está com ela e chamar o nome do amigo, entregar o
crachá e dar um abraço.
Verificar que dia é hoje e que dia foi ontem, como está o tempo, registrar no
calendário Cantar a música (7 dias a semana tem).
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana e a
apresentação que faremos no dia da socialização.
Experiência: Montar coreografia e ensaiar para
apresentação da socialização com as outras turmas.
Saberes e conhecimentos: Expressão
corporal.
Objetivos: Ampliar a capacidade de movimentos
corporais com movimentos e gestos.
Metodologia: Apresentar para as crianças a música
Pic Chiclete deixar que se movimentem livremente a seguir, a seguir, montar
junto com eles a coreografia para a apresentação.
Materiais:
Cd com a música Pic
Chiclete e outras músicas sobre o corpo humano.
Link para ouvir e imprimir a música:
https://www.letras.mus.br/a-turma-do-seu-lobato/1972294/
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa: Letras móveis.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Vídeo de escolha das crianças
Observação:
______________________________________________
Plano de Aula
![]() |
| Montando o corpo humano. |
Entrada: palitos de sorvete.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar com as crianças sobre as
atividades a serem realizadas e as que já realizamos.
Chamada e calendário: Cantar a música, Bom dia amiguinho como
vai, mostrar os crachás para as crianças para que identifiquem seus nomes e coloquem
no cartaz.
Experiência: quebra cabeças do corpo humano.
Objetivos: Identificar
as partes do corpo.
Saberes e conhecimentos: Partes do corpo.
Metodologia:
Cantar e dançar com algumas
músicas referentes ao corpo humano. (Minha boneca de lata, Cabeça, ombro,
joelho e pé, etc.). Distribuir quebra cabeças do corpo humano e orientar as
crianças a montarem observando o próprio corpo e de seus colegas.
Materiais:
Quebra cabeças de
bonecos.
Proposta de movimento. Ensaio para a apresentação no dia da
socialização.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Quebra cabeças.
Observação:
________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Quebra cabeça.
Café da Manhã
Brinquedoteca: conversar sobre as regras da
brinquedoteca e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre nosso corpo e como
podemos tocar e tratar os nossos amigos. De que forma podemos tocar? Será que
podemos machuca-los?
Chamada e calendário pular em um pé só até chegar no cartaz
e colocar lá o seu crachá. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Fazer movimentos diversos
Objetivos: Pular,
rolar, correr, etc.
Saberes e conhecimentos: Movimentos corporais diversos.
Metodologia:
Contar para as crianças
a história "Eu me mexo". Após a leitura, solicitar que as crianças
peguem em seu corpo, mãos, pernas, cabeça, e sintam que tem algo duro dentro de
nós, explicar que esse é o nosso esqueleto que é formado por ossos e nos
sustenta, permitindo que nós corramos, andemos, pulemos, rolemos, saltemos,
etc. Levar as crianças ao pátio do CMEI e oportunizar que realizem
todos os movimentos enfocados na história: correr, pular, rolar, saltar.
Materiais:
livro “Eu me mecho”.
Link
para baixar o livro:
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2013/07/livro-eu-me-mexo.html
Jogos de mesa: tampinhas
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Vídeo de escolha das crianças.
Observação:
Plano de Aula
Entrada: Pecinha de montar.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada,
calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao
quadro e escreva seu nome utilizando o crachá para observar a letra de seu
nome.
Experiência: Desenhar o esqueleto
Objetivos: Compreender que o corpo humano possui ossos.
Saberes e conhecimentos: Corpo humano, esqueleto
Metodologia: Ainda na roda de conversa,
dizer às crianças que tem uma surpresa e que vão ter que adivinhar qual é. Com
uma caixa surpresa fazer a brincadeira batata quente e a criança que ficar com
a caixa deverá retirar uma peça e mostrar para as outras e perguntar o que é. A
cada peça ir montando o esqueleto com as crianças e dizendo o nome das partes e
onde elas ficam no corpo. Pedir que toquem seus corpos para identificar o local
em que está o osso. (Montar o esqueleto articulado e pendurar em local visível
que possam manipulá-lo). A seguir escolher uma criança para contornar o corpo
em papel Kraft e pedir que cada criança desenhe um osso do corpo.
Materiais: Papel
Kraft, Caixa surpresa e esqueleto articulado já recortado.
Espaço: Pátio
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
Observação:
_________________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu
brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás
sobre a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e
registrar no calendário.
Socialização
Experiência: Socialização
com outras turmas.
Saberes e conhecimentos: Apresentação da música “Pic chiclete”.
Objetivos: Participar
de apresentações de dança.
Metodologia: Hoje nos reuniremos no
pátio do CMEI com as outras turmas e apresentaremos a coreografia ensaiada
durante a semana, ao som da música, Pic chiclete.
Materiais: CD com a
música, aparelho de som.
Espaço: Pátio do CMEI
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Tangram
Observação:
________________________________________________________



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!