Plano de Aula
Entrada: Torre inteligente.
Café da Manhã
Rotina, chamada e calendário: entregar os crachás para as crianças.
A seguir, escrever no quadro uma letra e perguntar quem tem esta letra em seu
nome. Continuar com outras letras. Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário. Conversar
sobre a rotina do dia e escolher uma criança para colocar as fichas no cartaz. Cantar
canções de rotina.
Roda da conversa: Conversar sobre o final de semana
e as atividades que serão realizadas, de acordo com o projeto e o tema
trabalhado.
Experiência: Alimentação saudável; Letras
iniciais
Objetivos: Aprender a alimentar-se bem.
Reconhecer as letras iniciais de seus nomes.
Saberes e conhecimentos: Alimentação saudável. Nomes
próprios
Metodologia: Iniciar a conversa com as
crianças sobre a história da Chapeuzinho Vermelho e comentar o motivo de a
Chapeuzinho visitar a vovó. Se ela estava doente, qual será o melhor alimento
para ela se recuperar? Falar sobre alimentação saudável. O que significa a palavra
SAUDÁVEL. Escrever a palavra no quadro e questionando sobre as letras da
palavra. Quem tem no seu nome aquelas letras. Como se chama cada letra? Junto
com as crianças escrever suas letras iniciais em sulfite e incentivá-los a
fazer um desenho de um alimento que inicie com a letra.
Materiais: folha sulfite, giz de
cera.
Espaço: sala de aula
Jogo de mesa-Alfabeto móvel.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
________________________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: bloquinhos de construção.
Café da Manhã
Parque
Rotina chamada e calendário: Conversar sobre a rotina do dia. Entregar os crachás para as crianças e
utilizando letras móveis das iniciais de seus nomes mostrar as letras e pedir
para vir à frente aqueles que tem a letra inicial igual enfatizando sempre o
nome das letras.
Roda da conversa: Conversar sobre as atividades a
serem realizadas. Relembrando a história de Chapeuzinho Vermelho.
Experiência: alimentação saudável
Objetivos: Desenvolver noções de boa
alimentação.
Saberes e conhecimentos: alimentação saudável.
Metodologia: Conversar sobre seus alimentos
preferidos, fazer uma lista em Kraft com esses alimentos e escrever os nomes
das crianças logo abaixo. Verificar qual alimento é o mais votado. Ele é doce
ou salgado? Será que esses alimentos são saudáveis? Questionar sobre os alimentos
levados para a vovó, o que poderíamos preparar na aula de culinária proposta no
nosso projeto? Utilizando massinha, modelar seus alimentos preferidos.
(Neste
dia foi decidido que faríamos uma receita de pão doce)
Materiais: Papel Kraft.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento. Pular dentro de Bambolês
colocados no chão na distância de um passo cada um.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
________________________________________________________________
Lição de casa:
Recorte
e traga uma imagem de alimento saudável e uma de alimento não saudável.
Mandar
para casa, envelopes para que tragam os recortes.
LIÇÃO
DE CASA
PESQUISE,
RECORTE E TRAGA UMA IMAGEM DE ALIMENTO SAUDÁVEL E UMA DE ALIMENTO NÃO
SAUDÁVEL.
|
Plano de Aula
Entrada: pecinhas de encaixe
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário
e rotina: Fazer um túnel
com duas mesas e lençóis, pedir para as crianças passarem por ele em silencio,
pois um urso mora lá dentro e ele não pode acordar.
Experiência: Confeccionar um cartaz com a receita do biscoito.
Objetivos: Participar da construção de
diferentes tipos de produção textual.
Saberes e conhecimentos: Diversos
tipos, gêneros e suportes de textos que circulam em nossa sociedade (Receita).
Metodologia: Relembrar a proposta da
culinária e questionar como poderemos fazer esse pão? Que ingredientes
usaremos? Será que podemos usar os ingredientes sem ter nenhum tipo de medida? Mostrar
então, uma receita e convidá-los a fazer um cartaz relembrando que precisamos
de uma receita para sabermos os ingredientes que devemos usar e como deve ser
feito o pão. Em roda, escrever junto com as crianças a receita, enfatizando
cada letra e relacionando-a ao nome das crianças. Diferenciar os números com
uma cor diferente, dizendo a quantidade de ingredientes que serão utilizados.
Dizer que uma receita tem pelo menos duas partes: ingredientes e modo de
preparar.
Materiais: Cartolina, caneta piloto de duas cores.
Espaço: Sala de aula
Jogos de mesa: Tangram
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________
PÃO DOCE
INGREDIENTES
- 4 ovos
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de leite morno
- 50 g de fermento biológico
para pão
- Quase 1 kg de farinha de
trigo
MODO
DE PREPARO
Bata
os seis primeiros ingredientes no liquidificador
Em
seguida despeje em uma bacia, e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos,
amassando bem, até soltar do fundo e das mãos e formar uma bola
A
massa não precisa descansar
Molde
no formato que preferir
Coloque
para assar (untar a forma com óleo e farinha de trigo).
Plano de Aula
Entrada: Tangram.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: Em roda, fazer a leitura de um
livro escolhido pelas crianças. Depois poderão brincar com brinquedos de sua
preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre a atividade
realizada na brinquedoteca e suas regras.
Chamada e calendário pular dentro de bambolês no chão
até chegar ao cartaz e lá colocar seu crachá. Escolher uma criança para observar
e registrar o tempo no cartaz.
Experiência: Culinária, Pãezinhos doces.
Objetivos:
Desenvolver noções de medidas
(quantidade, volume…), Letras iniciais dos nomes.
Saberes
e conhecimentos: Medidas padronizadas e não padronizadas, de
capacidade.
Metodologia: Hoje faremos a receita de
biscoito de massa de pão, no refeitório, deixar que manipulem os ingredientes
adicionando-os à receita. Depois de amassado na máquina de pão propor que as
crianças tentem modelar os pãezinhos de acordo com as letras iniciais de seus
nomes. Fazendo rolinhos e formando as letrinhas, cada criança fará também alguns
pãezinhos (Bolinhas) para compartilhar com as outras turmas. A seguir, levar
para assar na cozinha. Os pãezinhos serão degustados após o almoço ou embalados
em saquinhos para levar para casa.
Materiais: farinha, fermento para pão, margarina,
açúcar, ovos, leite, máquina de pão.
Espaço: refeitório
Jogos de Mesa Blocos lógicos
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Tampinhas
Café da Manhã
Parque
Chamada, calendário e rotina: Fazer um túnel com duas mesas e
lençóis, pedir para as crianças passarem por ele em silencio, pois um urso mora
lá dentro e ele não pode acordar. Verificar o tempo, o calendário e as
atividades que faremos hoje.
Roda de oralidade: Questionar sobre a receita que
realizaram. Como foi preparar seus pães? Gostaram do sabor?
9h40- Experiência: Confecção de cartaz
Saberes
e conhecimentos: Classificação
Objetivos: Classificar os
alimentos saudáveis e não saudáveis.
Metodologia: Hoje, ainda em roda distribuirei
as figuras de alimentos trazidas pelas crianças conversaremos sobre cada
alimento e classificaremos separando os alimentos saudáveis e os não saudáveis.
Cada criança colará separando de um lado os alimentos saudáveis e do outro,
alimentos não saudáveis.
Materiais: Papel Kraft, imagens de alimentos
trazidas de casa. Caneta piloto.
Espaço: Sala de aula
Projeto Biblioteca
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!