Iniciando o projeto.
Rede de significações
![]() |
| Rede de significações. |
Para facilitar o andamento do
projeto foi proposto pela supervisão escolar a realização de uma rede de
significações. Partindo do
levantamento feito com as crianças ela pode dar uma visão mais detalhada do projeto e mostra possibilidades de abranger novos
saberes e conhecimentos, o que faz com que o projeto seja ainda mais
enriquecido.
As músicas preferidas das crianças
foram:
Pela estrada afora “Chapeuzinho
Vermelho”
Cabeça, ombro, joelho e pé.
1, 2, 3 indiozinhos
Meu pintinho amarelinho
O jacaré foi passear na lagoa
O sapo não lava o pé
Um ratinho bonitinho
Após
montarmos o índice, escolhemos um nome para o projeto e também qual a primeira
música que seria trabalhada.
O nome do projeto seria: Vamos aprender cantando.
A primeira música: “Pela estrada afora”
Plano de Aula (Sexta-feira)
Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Hoje conversaremos sobre o projeto: decidir juntos o nome do projeto e
a primeira música que será trabalhada. Anotar a fala das crianças.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás no
tatame e pedir que cada criança identifique o seu. Pedir para uma criança observar
como está o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Brincar de dança da cadeira
Objetivos: Desenvolver habilidade de ouvir
com atenção e agilidade
Saberes e conhecimentos: Audição e atenção, agilidade.
Metodologia: Hoje brincaremos de dança da cadeira.
Todos dançarão em círculo ao redor das cadeiras. Ao parar a música cada criança
senta na cadeira mais próxima. Ganha o jogo a última criança que permanecer conseguir
sentar.
Materiais: Cadeiras
Espaço: Sala de aula.
Pátio: Brincar com brinquedos de casa.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________
Entrada: Pecinhas de encaixe.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana
e as atividades a serem realizadas durante a semana. Que as mesmas fazem parte
do índice que foi montado pelas crianças.
Chamada e calendário: Esticar uma corda no chão e cada
criança deverá colocar as mãos no chão dos dois lados da corda e pular com os
pés juntos de um lado para o outro, pôr as mãos para frente e pular novamente,
até chegar ao final, pegar seu crachá e colocá-lo no cartaz. Verificar que dia
é hoje, como está o tempo, registrar no calendário. Cantar canções da rotina,
(Bom dia, como vai você, Sete dias a semana tem) e algumas atendendo os pedidos
das crianças.
9h- Experiência: Contação de
história
Objetivos: Desenvolver a habilidade de ouvir
histórias com atenção.
Saberes e conhecimentos: audição e atenção.
Metodologia: Com as crianças ainda em roda mostrar
o livro, capa, título, nomes dos autores, etc. contar a história “Chapeuzinho
Vermelho”. Conversar sobre o tema. Cantar juntos a música da história. Logo
depois propor a confecção de uma dobradura da Chapeuzinho Vermelho, colar em
uma folha sulfite e fazer a decoração da folha com lápis de cor ou giz de cera.
Materiais: círculos de papel dobradura
vermelho, folha sulfite, cola e lápis de cor, giz de cera e corda.
Espaço: sala de aula
Projeto biblioteca.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: blocos lógicos.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades já
realizadas durante a semana e as que ainda
faremos. Cantar as canções da preferência das crianças.
Chamada e calendário: Escrever em um pedaço de papel, as
letras iniciais dos nomes das crianças e questionar de quem é a letra e qual o
nome da letra.
Experiência: Dramatização da história Chapeuzinho
Vermelho.
Objetivos: Desenvolver a oralidade e
desinibição.
Saberes e conhecimentos: dramatização.
Metodologia: Dizer às crianças que faremos
uma apresentação da história e para isso escolherei algumas crianças para
dramatiza-la. Escolher 5 crianças (Mamãe, Chapeuzinho, Vovó, lobo Mau e
caçador). Enquanto a professora conta a história orienta os personagens em suas
falas. Entregar uma cesta para a Chapeuzinho, escolher um canto da sala e forrar
um lençol para a vovozinha, colocar uma máscara no lobo. Propor que todas as
crianças dramatizem a história. A seguir, faremos os personagens da história
com massa de modelar.
Materiais: livro Chapeuzinho
Vermelho. Cesta, máscara, lençol.
Espaço: Sala de aula
Jogos de mesa. Blocos lógicos
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!