google-site-verification=Vje9U8DVW3scGapEDfVs2gPvCkfxJfTlDWYo11MmiuA Práticas Pedagógicas planejadas: Planos de Aula - finalização do projeto

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Planos de Aula - finalização do projeto

Plano de Aula

Entrada: Torre inteligente
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Colocar bambolês espalhados pelo chão e uma criança de cada dez pula dentro dos bambolês e ao sair procura seu crachá e coloca no cartaz. Verificar que dia é hoje, como está o tempo e registrar no calendário. Cantar a música “7 dias a semana tem”.
Roda da conversa e rotina: Conversar com as crianças sobre a finalização do projeto, relembrando tudo que fizemos para a culminância. Como faremos?
Experiência: Dramatização da história “Chapeuzinho Vermelho”.
Saberes e conhecimentos: Dramatização
Objetivos: Desenvolver a oralidade e desinibição.
Metodologia: Hoje relembraremos a história Chapeuzinho Vermelho. Dizer às crianças que faremos uma apresentação da história e para isso escolherei algumas crianças para dramatiza-la. Escolher 5 crianças (Mamãe, Chapeuzinho, Vovó, lobo Mau e caçador). Enquanto a professora conta a história orienta os personagens em suas falas. Entregar uma cesta para a Chapeuzinho, forrar um lençol para a vovozinha, colocar uma máscara no lobo. Logo depois faremos os personagens da história com massa de modelar. Repetir a atividade até que todos tenham participado. Os materiais usados para a apresentação serão expostos no dia da culminância do projeto.
Materiais: Capa, livro, cesta, máscara do lobo, lençol.
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa: Letras móveis.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Jogo da memória
O que vou observar? Participou com desinibição e falas adequadas ao tema.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
__________________________________________

Plano de Aula





Entrada: Massinha
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a serem realizadas, contar as crianças presentes e ausentes.
Chamada e calendário: Formar uma roda, colar em suas costas uma ficha com o nome de um amigo pedir que andem pela sala e identifiquem seus nomes nas costas do amigo retirem e coloquem no cartaz.
Experiência: Fazer cartaz da música Meu pintinho amarelinho.
Objetivos: Participar da escrita e preparação do cartaz.
Saberes e conhecimentos: Gêneros textuais diversos, cartaz.
Metodologia: Relembrar a música “Meu pintinho amarelinho” cantando-a e convidar as crianças a participar da escrita da história em um cartaz. Pedir que ajudem ditando a música para a professora. Auxiliá-los a observar as letras de seus nomes no cartaz. Logo depois faremos a dobradura do pintinho e colaremos no cartaz. Usar o cartaz no dia da culminância do projeto.
Materiais: Alimentos
Proposta de movimento. Brincar de estátua.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Quebra cabeças.
O que vou observar? Como participou da confecção do cartaz. Deu ideias.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
______________________________________________

Plano de Aula



Entrada: livros.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: conversar sobre as regras da brinquedoteca e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre os alimentos e a importância de nos alimentarmos bem.
Chamada e calendário pular em um pé só até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Cantar a música Os indiozinhos e iniciar a montagem de um bote com os indiozinhos.
Objetivos: Contar até dez.
Saberes e conhecimentos: sequência numérica.
Metodologia: Cantaremos a música “Os indiozinhos” e depois faremos a representação de um bote utilizando um lençol amarrado nos pés de duas mesas. Todas as crianças poderão entrar no bote e remá-lo cantando a música. A seguir, distribuir recortes de círculos representando a cabeça dos indiozinhos. As crianças desenharão os olhos, boca e nariz, recortarão e colarão EVA colorido representando as penas.
Materiais: Lençol, papel Kraft, EVA.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças.
O que vou observar? Até quanto foi a contagem.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
__________________________________________________

Plano de Aula




Entrada: Brinquedos pequenos.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao quadro e escreva seu nome utilizando o crachá para observar a letra de seu nome.
Experiência: Finalizar o cartaz da música “Os indiozinhos”.
Objetivos: Participar da confecção de cartaz e sequenciar números até dez.
Saberes e conhecimentos: Gênero textual cartaz, sequência numérica.
Metodologia: Hoje terminaremos a atividade do dia anterior. Conversar com as crianças que faremos um bote utilizando TNT, um Material que imita o tecido, como se fosse o bote que fizemos para brincar. Dobrar um pedaço de mais ou menos 80 cm de TNT no comprimento, juntar a amarrar as pontas e colar no cartaz. As crianças unirão as partes dos indiozinhos, cabeça, tronco e braços e colarão no bote. Durante a colagem, questionar os nomes das partes do corpo dos indiozinhos. Colar nas mãos dos indiozinhos os remos feitos de palitos de sorvete com um retângulo de papel na ponta. Para finalizar: chamar uma criança por vez, contar os indiozinhos e numerá-los sequencialmente. Esse cartaz será usado na culminância do projeto.
Materiais: círculos e retângulos feitos com papel kraft imitando o corpo dos indiozinhos. Cartaz feito com duas cartolinas, TNT, palitos de sorvete, retângulos com os números até dez.
Espaço: Sala de aula
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
O que vou observar? Como participa da confecção do cartaz. Se consegue sequenciar os números até dez.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Anotando sua participação.
Observação:

Plano de Aula

Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás sobre a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Socialização.
Saberes e conhecimentos: Diferentes manifestações culturais, teatro e dança.
Objetivos: Assistir a apresentação de teatro e dança.
Metodologia: Hoje participaremos da socialização apresentada pela turma P4 A. Apresentação de teatro e dança da primavera.
Materiais:
Espaço: Sala da turma P4.A
Pátio: Brincar com brinquedos de sua preferência.
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.         
Almoço
Escovação              
Saída: Tangram
O que vou observar? Se consegue prestar atenção ao teatro.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Anotando sua participação.

Observação do dia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!