Plano
de Aula
Entrada: Torre inteligente
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Colocar bambolês espalhados pelo chão e
uma criança de cada dez pula dentro dos bambolês e ao sair procura seu crachá e
coloca no cartaz. Verificar que dia
é hoje, como está o tempo e registrar no calendário. Cantar a música “7 dias a
semana tem”.
Roda da conversa e rotina: Conversar com as crianças sobre a
finalização do projeto, relembrando tudo que fizemos para a culminância. Como
faremos?
Experiência: Dramatização da história “Chapeuzinho
Vermelho”.
Saberes e conhecimentos: Dramatização
Objetivos: Desenvolver a oralidade e desinibição.
Metodologia: Hoje relembraremos a história
Chapeuzinho Vermelho. Dizer às crianças que faremos uma apresentação da história
e para isso escolherei algumas crianças para dramatiza-la. Escolher 5 crianças
(Mamãe, Chapeuzinho, Vovó, lobo Mau e caçador). Enquanto a professora conta a
história orienta os personagens em suas falas. Entregar uma cesta para a
Chapeuzinho, forrar um lençol para a vovozinha, colocar uma máscara no lobo.
Logo depois faremos os personagens da história com massa de modelar. Repetir a
atividade até que todos tenham participado. Os materiais usados para a
apresentação serão expostos no dia da culminância do projeto.
Materiais:
Capa, livro, cesta,
máscara do lobo, lençol.
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa: Letras móveis.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Jogo da memória
O
que vou observar? Participou com desinibição e falas adequadas ao tema.
Quem
vou observar? 6 crianças
Como
vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
__________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Massinha
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a serem realizadas,
contar as crianças presentes e ausentes.
Chamada e calendário: Formar uma roda, colar em suas costas
uma ficha com o nome de um amigo pedir que andem pela sala e identifiquem seus
nomes nas costas do amigo retirem e coloquem no cartaz.
Experiência: Fazer cartaz da música Meu pintinho
amarelinho.
Objetivos: Participar da escrita e preparação do
cartaz.
Saberes e conhecimentos: Gêneros textuais diversos, cartaz.
Metodologia:
Relembrar a música “Meu
pintinho amarelinho” cantando-a e convidar as crianças a participar da escrita
da história em um cartaz. Pedir que ajudem ditando a música para a professora.
Auxiliá-los a observar as letras de seus nomes no cartaz. Logo depois faremos a
dobradura do pintinho e colaremos no cartaz. Usar o cartaz no dia da culminância do projeto.
Materiais:
Alimentos
Proposta de movimento. Brincar de estátua.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Quebra cabeças.
O
que vou observar? Como participou da confecção do cartaz. Deu ideias.
Quem
vou observar? 6 crianças
Como
vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
______________________________________________
Plano de Aula
Entrada: livros.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: conversar sobre as regras da
brinquedoteca e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre os alimentos e a
importância de nos alimentarmos bem.
Chamada e calendário pular em um pé só até chegar no cartaz
e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Cantar a música Os indiozinhos e iniciar
a montagem de um bote com os
indiozinhos.
Objetivos: Contar até
dez.
Saberes e conhecimentos: sequência numérica.
Metodologia:
Cantaremos a música “Os
indiozinhos” e depois faremos a representação de um bote utilizando um lençol
amarrado nos pés de duas mesas. Todas as crianças poderão entrar no bote e
remá-lo cantando a música. A seguir, distribuir recortes de círculos
representando a cabeça dos indiozinhos. As crianças desenharão os olhos, boca e
nariz, recortarão e colarão EVA colorido representando as penas.
Materiais:
Lençol, papel Kraft,
EVA.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Vídeo de escolha das crianças.
O
que vou observar? Até quanto foi a contagem.
Quem
vou observar? 5 crianças
Como
vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
__________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Brinquedos pequenos.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada,
calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao
quadro e escreva seu nome utilizando o crachá para observar a letra de seu
nome.
Experiência: Finalizar o cartaz da
música “Os indiozinhos”.
Objetivos: Participar da confecção de cartaz e
sequenciar números até dez.
Saberes e conhecimentos: Gênero textual cartaz, sequência
numérica.
Metodologia: Hoje terminaremos a
atividade do dia anterior. Conversar com as crianças que faremos um bote
utilizando TNT, um Material que imita o tecido, como se fosse o bote que
fizemos para brincar. Dobrar um pedaço de mais ou menos 80 cm de TNT no
comprimento, juntar a amarrar as pontas e colar no cartaz. As crianças unirão as partes dos indiozinhos,
cabeça, tronco e braços e colarão no bote. Durante a colagem, questionar os
nomes das partes do corpo dos indiozinhos. Colar nas mãos dos indiozinhos os
remos feitos de palitos de sorvete com um retângulo de papel na ponta. Para
finalizar: chamar uma criança por vez, contar os indiozinhos e numerá-los
sequencialmente. Esse cartaz será usado na culminância do projeto.
Materiais: círculos
e retângulos feitos com papel kraft imitando o corpo dos indiozinhos. Cartaz feito
com duas cartolinas, TNT, palitos de sorvete, retângulos com os números até
dez.
Espaço: Sala de
aula
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
O
que vou observar? Como participa da confecção do cartaz. Se consegue sequenciar
os números até dez.
Quem
vou observar? 5 crianças
Como
vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
Plano de Aula
Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu
brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás
sobre a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e
registrar no calendário.
Experiência: Socialização.
Saberes e conhecimentos: Diferentes
manifestações culturais, teatro e dança.
Objetivos: Assistir
a apresentação de teatro e dança.
Metodologia: Hoje participaremos da socialização apresentada pela turma P4 A. Apresentação
de teatro e dança da primavera.
Materiais:
Espaço: Sala da turma P4.A
Pátio: Brincar com brinquedos de
sua preferência.
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Tangram
O
que vou observar? Se consegue prestar atenção ao teatro.
Quem
vou observar? 5 crianças
Como
vou observar? Anotando sua participação.
Observação do dia:







Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!