Plano de Aula
Entrada: Massinha.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre como será a culminância do
projeto e sobre o convite que será enviado para os pais para prestigiarem a
exposição que faremos.
Chamada e calendário: Escrever a letra do nome das crianças em
suas mãos dizendo que a canetinha mágica voltou e os primeiros a ter o nome
escrito são aqueles que souberem os nomes de suas primeiras letras. Relembrar
qual é a inicial de cada um.
Experiência: Dobradura do ratinho
Saberes e conhecimentos: motricidade
fina, dobradura e colagem
Objetivos: Dobrar e colar o papel formando um
ratinho.
Metodologia:
Cantar com as crianças
a música “Um ratinho bonitinho”. Relembrar a história “O ratinho, o morango vermelho
maduro e o grande urso esfomeado” e conversar sobre como fizemos anteriormente
um ratinho de papel. Distribuir os papéis já recortados e orientá-los
individualmente na confecção do ratinho. Deixar que explorem o brinquedo por
alguns instantes orientando-os a não o estragar pois esses ratinhos farão parte
da culminância do projeto.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento. Lenço atrás.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Dominós.
O
que vou observar? Como participa?
Quem
vou observar? 6 crianças
Como
vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
____________________________________________________
Entrada: Tangram.
Café da Manhã
Brinquedoteca
Roda da conversa: Conversar sobre como está o tempo hoje registrar no calendário.
Chamada e calendário colocar folhas sulfite no chão. As
crianças pularão sobre as folhas até chegar à mesa pegar seu crachá e colocar
no cartaz. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Contornar e nomear as partes do corpo.
Objetivos: nomear as
partes do corpo.
Saberes e conhecimentos: partes do corpo.
Metodologia: Relembraremos a música “Cabeça, ombro,
joelho e pé” e a seguir, escolheremos uma criança para contornar seu corpo
sobre um papel Kraft. Logo depois, junto com as crianças, escreverei fichas com
os nomes das partes do corpo e cada um, na sua vez, colará sua fixa em uma
parte do corpo desenhado. Esse cartaz será utilizado na culminância do projeto. A seguir todos poderão representar o corpo humano através de desenho em sulfite.
Materiais:
Papel Kraft, retângulas
de sulfite para escrever os nomes das partes do corpo,
10h20- Jogos de mesa: Brinquedos pequenos
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Vídeo de escolha das
crianças.
O
que vou observar? Se reconhecem as partes do corpo.
Quem
vou observar? 5 crianças
Como
vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
__________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Livros
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada,
calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao
quadro e escreva seu nome utilizando o crachá. Verificar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Montagem de esqueleto.
Objetivos: Ter contato com a representação de ossos
humanos.
Saberes e conhecimentos: Partes do corpo, ossos.
Metodologia: Sentados em roda,
relembrar e cantar a música Dança das caveiras com as crianças, falar sobre o
esqueleto que foi montado e propor uma nova montagem. Cada criança, na sua vez
pega dentro da caixa surpresa uma parte do esqueleto. Começando pela cabeça, questionar
qual a parte que montaremos agora? Pescoço, tronco, braços, pernas, etc. A
seguir, propor que dancemos ao som de suas músicas preferidas.
Materiais: esqueleto
já recortado usado em aula anterior.
Espaço: Sala de aula
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
O
que vou observar? O reconhecimento das partes do corpo.
Quem
vou observar? 5 crianças
Como
vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
_____________________________________________________________
Entrada: Brinquedos trazidos de casa.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu
brinquedo aos amigos e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina de hoje.
Chamada e calendário: Esticar uma corda no chão, marcar com
giz de lousa os lados da corda com X e as crianças vão pular de um lado para o
outro da corda sobre as marcas no chão. Pegar seu crachá e colocar no cartaz. Observar como está o tempo
e registrar no calendário.
Experiência: Socialização. Pular sobre
pegadas no chão.
Saberes e conhecimentos: Coordenação motora ampla, atenção.
Objetivos: Pular
com atenção sobre as pegadas observando seu posicionamento.
Metodologia: Colocar pegadas no chão
montando uma sequência. As crianças irão pular sobre as pegadas observando e seguindo seu
posicionamento.
Materiais: Pegadas feitas de EVA
Espaço: Pátio.
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Tangram
O
que vou observar? A coordenação motora e a atenção.
Quem
vou observar? 5 crianças
Como
vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
___________________________________________







Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!