Plano
de Aula
Plano
de Aula
Entrada: Abertura da semana da leitura com teatro
apresentado pelas professoras.
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Distribuir os crachás para as crianças aleatoriamente. Cada deve reconhecer o crachá que está com ela e
chamar o nome do amigo entregar o crachá e dar um abraço. Verificar que dia é hoje e que dia foi
ontem, como está o tempo, registrar no calendário Cantar a música (7 dias a
semana tem).
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre a semana da família. O
que faremos?
Experiência: Montar seu prato preferido com massinha.
Saberes e conhecimentos: Alimentação
saudável
Objetivos: Demonstrar suas preferências.
Metodologia: Como nessa semana temos a semana da
Leitura, dando ênfase à questão da alimentação reunirei as crianças no tatame e
perguntarei se sabem quais são as profissões responsáveis pela produção dos
alimentos. Faremos a lista de algumas profissões: como a nutricionista, a
cozinheira da escola. Após a conversa propor que façam seus pratos preferidos
utilizando massinha e pratinhos de brinquedo.
Materiais:
Massinha de cores variadas e pratinhos.
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa: Letras móveis.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Jogo da memória
O
que vou observar? Qual o alimento preferido.
Quem
vou observar? 6 crianças
Como
vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
____________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Exposição de banner, livros e recursos
utilizados no projeto literatura, palitos
de sorvete na sala de aula.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a serem realizadas,
contar as crianças presentes e ausentes.
Chamada e calendário: Formar uma roda, colar em suas costas
uma ficha com o nome de um amigo pedir que andem pela sala e identifiquem seus
nomes nas costas do amigo retirem e coloquem no cartaz.
Experiência: Culinária
Objetivos: Conhecer alimentos saudáveis.
Saberes e conhecimentos: Alimentação saudável.
Metodologia:
montaremos sanduíches
naturais utilizando pão de forma, alface, legumes variados e maionese feita com
leite. Cada criança montará o sanduíche de acordo com os alimentos preferidos.
Materiais:
Pão de forma, alface,
maionese.
Proposta de movimento. Brincar de estátua.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Quebra cabeças.
O
que vou observar? A experimentação do sanduíche pelas crianças.
Quem
vou observar? 6 crianças
Como
vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
______________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Cantinhos com livros na sala para
leitura com os familiares.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: conversar sobre as regras da
brinquedoteca e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre os alimentos e a
importância de nos alimentarmos bem.
Chamada e calendário pular em um pé só até chegar no cartaz
e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Montar espetinhos com frutas.
Objetivos: Experimentar
novos alimentos
Saberes e conhecimentos: Alimentação saudável.
Metodologia:
Hoje faremos espetinhos
utilizando frutas: maçã, melão, uvas, morango, pera. Cada criança montará seu
espetinho utilizando suas frutas preferidas. Propor a experimentação das frutas
pelas crianças.
Materiais:
Frutas trazidas pelas crianças,
espetos.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída:
Vídeo de escolha das crianças.
O
que vou observar? Quem experimenta as frutas.
Quem
vou observar? 5 crianças
Como
vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação: ______________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Exposição de banner, livros e recursos
utilizados no projeto literatura.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada,
calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao
quadro e escreva seu nome utilizando o crachá para observar a letra de seu
nome.
Experiência: Contação de histórias
Objetivos: Explorar materiais de contação de história.
Saberes e conhecimentos: Materiais e seus usos diversos.
Metodologia: Hoje serão expostos
materiais de contação de história e as crianças poderão explorar os cantinhos usando sua criatividade.
Formaremos grupos de três ou mais crianças e incentivaremos que contem suas
histórias para os amigos ou somente manipulem o material
Materiais: Materiais
para contação de história. Exemplo: Teatro de fantoches e livros.
Espaço: Pátio ou
sala de jogos.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
O
que vou observar? A exploração dos materiais pelas crianças.
Quem
vou observar? 5 crianças
Como
vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
Plano de Aula
Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu
brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás
sobre a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e
registrar no calendário.
Experiência: Escrever com giz no pátio.
Saberes e conhecimentos: Artes
Visuais: desenho e pintura.
Objetivos: Fazer a
máscara
Metodologia: Reunir as crianças no tatame e conversar sobre tudo que fizeram durante
a semana. Retomando o assunto alimentação saudável. Propor que cada criança
confeccione uma máscara da fruta ou outro alimento que mais gosta, para fazerem
depois uma brincadeira, cada um usando a máscara poderá descrever o seu sabor e
convencer as outras crianças a consumirem esse alimento. Disponibilizar para as
crianças tinta guache, giz de cera, cola branca e papéis coloridos para cada um
decorar a sua máscara como desejar.
Materiais: Prato de
papelão descartável, tinta guache, lápis grafite e giz de cera, papéis
coloridos.
Espaço: Sala de
aula
Pátio: Brincar com brinquedos de
sua preferência.
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Tangram
O
que vou observar? Consegue escrever seu nome.
Quem
vou observar? 5 crianças
Como
vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
___________________________________________






Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!