Plano de Aula
Entrada:
Jogo da memória
Café
da manhã
Chamada
e calendário: Cantaremos
a música “Sai Piaba, saia da lagoa”. Verificaremos o tempo e registraremos o
dia da semana no calendário, contaremos o número de crianças que vieram à
escola e registraremos no cartaz da chamada.
Experiência: Ler e escrever o próprio nome e o nome dos colegas.
Objetivos: Identificar o próprio
nome e dos colegas.
Saberes e conhecimentos: nomes próprios
Metodologia: Hoje dividiremos o quadro ao
meio com um risco de giz e cada criança poderá, na sua vez, escrever o seu nome
e o nome de um colega. Poderá usar os crachás para auxiliá-lo ou pedir a ajuda do amigo escolhido.
Materiais: Giz e lousa.
Espaço: Sala de aula
Jogos
de mesa, Jogo da velha.
Pintaremos palitos de sorvete, montaremos e jogaremos o jogo da velha. (A
professora colará com cola quente).
Materiais: palitos de sorvete, giz de cera, cola quente.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação.
Saída: Brinquedos
pequenos na mesa.
O
que vou observar? Se identificam o próprio nome e o nome do amigo.
Quem
vou observar? 6 crianças
Como
vou observar? Quantas letras identificou. Precisou de ajuda ou recursos.
Observação:
_________________________________________________
Plano
de Aula
Entrada:
Livros na mesa
Café
da manhã
Parque
Chamada,
calendário e rotina-Cantar
a música “Bom dia como vai você” citando o nome cada criança. Observar o tempo
e registrar no cartaz.
Roda
da oralidade: Deixar que as crianças se expressem sobre como foi o seu dia ontem. O que fez?
Experiência:
Recortar
letras em revistas.
Objetivos:
Identificar, recortar
e colar as letras de seus nomes
Saberes
e conhecimentos: Nomes próprios
Metodologia: Hoje procuraremos em revistas as
letras de seus nomes e a seguir colaremos em folhas sulfite.
Materiais: Revistas, cola branca e
folhas sulfite.
Espaço: Sala de aula
Proposta
de movimento: Brincar de estátua
Higiene das mãos.
Almoço.
Escovação.
Saída: Letras
móveis de EVA.
O
que vou observar? Se identificam, recortam e colam as letras de seus nomes.
Quem
vou observar? 6 crianças
Como
vou observar? Quais letras identificou, como recortou e colou.
Observação:
_______________________________________________
Plano
de Aula
Entrada:
Blocos lógicos. Visitar a
culminância do projeto em exposição na sala de artes com os pais.
Café
da manhã
Brinquedoteca
Roda
de conversa e rotina:Conversar sobre a culminância.
Como foi ver seus trabalhos expostos com seus pais?
Chamada
e calendário: Cada
criança escreverá seu nome no quadro, depois contaremos o número de crianças.
Identificar o dia da semana no calendário e pedir que uma criança circule,
pedir para uma criança verificar e dizer como está o tempo e cantar a música
“Hoje é quarta-feira, dia de...”
Experiência:
Pular elástico
Objetivos:
Explorar possibilidades
corporais no brincar, pular.
Saberes e conhecimentos: Brinquedos
e brincadeiras populares; (elástico)
Metodologia: Hoje pularemos elástico. Orientar as crianças a formar grupos de três crianças. Duas crianças seguram o elástico nas pernas e uma pula dentro
e fora do elástico, sempre soletrando uma palavra. Ex. cho-co-la-te. Ensinar a elas as regras do jogo, auxiliar e ajudar quando houver necessidade.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação.
Saída: Quebra cabeças de animais.
O
que vou observar? Se conseguem pular o elástico.
Quem
vou observar? 3 crianças
Como
vou observar? Precisa de auxílio, entende os movimentos e regras.
Observação:
___________________________________________
Plano
de Aula
Entrada:
Brinquedos pequenos
Café
da manhã
Parque
Roda
da oralidade: Conversar
sobre as letras de seus nomes. Quais os nomes dessas letras?
Chamada,
calendário e rotina: Conversar
sobre a rotina do dia e trocar as fichas do cartaz. Observar o calendário e o
tempo. Brincadeira do carteiro. O ajudante do dia coloca os crachás em uma
bolsa e entrega aos amigos chamando-os pelos nomes.
Experiência:
Jogo de linguagem, “Mia seu gato”.
Objetivos: Ampliar a oralidade e memorização, percepção, atenção e
concentração
Saberes
e conhecimentos: Memorização, percepção, atenção e concentração;
Metodologia: Brincadeira “Mia Seu Gato”
Formamos uma roda, a professora inicia a brincadeira escolhendo uma criança que
continuará a brincadeira. Todos cantam: “Senhor caçador, nós iremos caçar,
preste muita atenção quando o gato miar. Mia Seu Gato”. A criança tampa o olho
de um amigo e pede para outra de sua escolha miar. A criança com olho tampado
tenta adivinhar quem miou. Se acertar é a próxima a continuar a brincadeira. Se
errar, a criança que miou toma seu lugar.
Espaço: Sala de aula
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Tampinhas
O
que vou observar? A participação na brincadeira.
Quem
vou observar? 3 crianças
Como
vou observar? Entende as regras.
Observação:
________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!