google-site-verification=Vje9U8DVW3scGapEDfVs2gPvCkfxJfTlDWYo11MmiuA Práticas Pedagógicas planejadas: Planos de aula - Nomes próprios e brincadeiras.

domingo, 5 de novembro de 2017

Planos de aula - Nomes próprios e brincadeiras.

Plano de Aula                   
Entrada: Jogo da memória
Café da manhã
Chamada e calendário: Cantaremos a música “Sai Piaba, saia da lagoa”. Verificaremos o tempo e registraremos o dia da semana no calendário, contaremos o número de crianças que vieram à escola e registraremos no cartaz da chamada.
Experiência: Ler e escrever o próprio nome e o nome dos colegas.
Objetivos: Identificar o próprio nome e dos colegas.
Saberes e conhecimentos: nomes próprios
Metodologia: Hoje dividiremos o quadro ao meio com um risco de giz e cada criança poderá, na sua vez, escrever o seu nome e o nome de um colega. Poderá usar os crachás para auxiliá-lo ou pedir a ajuda do amigo escolhido.
Materiais: Giz e lousa.
Espaço: Sala de aula
Jogos de mesa, Jogo da velha. Pintaremos palitos de sorvete, montaremos e jogaremos o jogo da velha. (A professora colará com cola quente).
Materiais: palitos de sorvete, giz de cera, cola quente.
Higiene das mãos.     
Almoço
Escovação.           
Saída: Brinquedos pequenos na mesa.
O que vou observar? Se identificam o próprio nome e o nome do amigo.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Quantas letras identificou. Precisou de ajuda ou recursos.
Observação:
_________________________________________________

Plano de Aula                         
Entrada: Livros na mesa
Café da manhã 
Parque
Chamada, calendário e rotina-Cantar a música “Bom dia como vai você” citando o nome cada criança. Observar o tempo e registrar no cartaz.
Roda da oralidade: Deixar que as crianças se expressem sobre como foi o seu dia ontem. O que fez?
Experiência: Recortar letras em revistas.
Objetivos: Identificar, recortar e colar as letras de seus nomes
Saberes e conhecimentos: Nomes próprios
Metodologia: Hoje procuraremos em revistas as letras de seus nomes e a seguir colaremos em folhas sulfite.
Materiais: Revistas, cola branca e folhas sulfite.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento: Brincar de estátua
Higiene das mãos.
Almoço.
Escovação.            
Saída: Letras móveis de EVA.
O que vou observar? Se identificam, recortam e colam as letras de seus nomes.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Quais letras identificou, como recortou e colou.
Observação:
_______________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Blocos lógicos. Visitar a culminância do projeto em exposição na sala de artes com os pais.
Café da manhã
Brinquedoteca
Roda de conversa e rotina:Conversar sobre a culminância. Como foi ver seus trabalhos expostos com seus pais?
Chamada e calendário: Cada criança escreverá seu nome no quadro, depois contaremos o número de crianças. Identificar o dia da semana no calendário e pedir que uma criança circule, pedir para uma criança verificar e dizer como está o tempo e cantar a música “Hoje é quarta-feira, dia de...”
Experiência: Pular elástico
Objetivos: Explorar possibilidades corporais no brincar, pular.
Saberes e conhecimentos: Brinquedos e brincadeiras populares; (elástico)
Metodologia: Hoje pularemos elástico. Orientar as crianças a formar grupos de três crianças. Duas crianças seguram o elástico nas pernas e uma pula dentro e fora do elástico, sempre soletrando uma palavra. Ex. cho-co-la-te. Ensinar a elas as regras do jogo, auxiliar e ajudar quando houver necessidade.
Higiene das mãos. 
Almoço
Escovação.
Saída: Quebra cabeças de animais.
O que vou observar? Se conseguem pular o elástico.
Quem vou observar? 3 crianças
Como vou observar? Precisa de auxílio, entende os movimentos e regras.
Observação:
___________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Brinquedos pequenos
Café da manhã        
Parque
Roda da oralidade: Conversar sobre as letras de seus nomes. Quais os nomes dessas letras?
Chamada, calendário e rotina: Conversar sobre a rotina do dia e trocar as fichas do cartaz. Observar o calendário e o tempo. Brincadeira do carteiro. O ajudante do dia coloca os crachás em uma bolsa e entrega aos amigos chamando-os pelos nomes.
Experiência: Jogo de linguagem, “Mia seu gato”.
Objetivos: Ampliar a oralidade e memorização, percepção, atenção e concentração
Saberes e conhecimentos: Memorização, percepção, atenção e concentração;
Metodologia: Brincadeira “Mia Seu Gato” Formamos uma roda, a professora inicia a brincadeira escolhendo uma criança que continuará a brincadeira. Todos cantam: “Senhor caçador, nós iremos caçar, preste muita atenção quando o gato miar. Mia Seu Gato”. A criança tampa o olho de um amigo e pede para outra de sua escolha miar. A criança com olho tampado tenta adivinhar quem miou. Se acertar é a próxima a continuar a brincadeira. Se errar, a criança que miou toma seu lugar.
Espaço: Sala de aula
Higiene das mãos.           
Almoço
Escovação                       
Saída: Tampinhas
O que vou observar? A participação na brincadeira.
Quem vou observar? 3 crianças
Como vou observar? Entende as regras.
Observação:

________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!