google-site-verification=Vje9U8DVW3scGapEDfVs2gPvCkfxJfTlDWYo11MmiuA Práticas Pedagógicas planejadas: Planos de aula - Montando o índice do projeto (Vamos aprender cantando)

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Planos de aula - Montando o índice do projeto (Vamos aprender cantando)



👇Link para baixar os Planos de aula.

TURMA P4

Durante o início das aulas, pude observar que o momento em que as crianças mais se envolviam era quando estávamos sentados em roda cantando algumas músicas e que aprendiam rapidamente cada uma delas. Percebi também o pouco conhecimento de músicas do repertório infantil, pois muitas delas ainda não tinham ido à escola. Resolvi apresentar-lhes algumas músicas para talvez, a partir daí, iniciarmos nosso projeto, dependendo do interesse das crianças. Verificando que elas realmente se empolgaram com a escolha de suas músicas preferidas percebi que seria um bom projeto a ser trabalhado com essa turma.

Plano de Aula 1

Entrada: jogo da memória na mesa.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: Em roda, fazer a leitura de um livro escolhido pelas crianças. Depois poderão brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre a atividade realizada na brinquedoteca e suas regras.
Chamada e calendário passar sobre uma corda esticada no chão até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Ouvir músicas do repertório infantil.
Objetivos: Demonstrar sua preferência musical.
Saberes e conhecimentos: escolha e preferência musical.
Metodologia:  apresentar algumas músicas do repertório infantil para as crianças ouvirem e depois dizerem quais as preferidas de cada um. Fazer um gráfico na lousa, escrevendo o nome das músicas a serem ouvidas, questionar cada criança, entregar um pedaço de papel colorido e incentivar que o cole na coluna de sua preferência. Fazer a contagem para verificar as músicas preferidas. Logo depois poderemos dançar ao som dessas músicas.
Materiais: Corda, CD e aparelho de som.
Proposta de movimento. Fazer a brincadeira “Vamos passear na floresta”.
Preparativos para o almoço: Blocos lógicos na mesa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
12h- Saída
Observação:
______________________________________________________________________

Plano de Aula 2

Entrada: Massinha
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Mostrar para as crianças a caneta mágica, (canetão enfeitado de acordo com a preferência da professora) dizer que de vez em quando ela vem à escola para escrever as letras do nome de algumas crianças em suas mãos, e os primeiros a participar serão aqueles que respeitarem as regras.
Experiência: Expressar conhecimentos e ideias sobre a música.
Objetivos: Desenvolver a capacidade de interpretação.
Saberes e conhecimentos: Maneiras de se expressar com clareza
Metodologia: escrever junto com as crianças os nomes das músicas em um cartaz. A seguir fazer o seguinte questionamento: Qual o tema principal da música? (Ex: Atirei o pau no gato; Animais, respeito à natureza, brincadeiras de roda, etc.). A cada dia será realizada uma parte do Índice.
Nomes das músicas
Tema principal da música.
O que podemos saber sobre o tema?
Como vamos aprender?
Atirei o pau no gato.
Gato (animais)
Mal trato aos animais.
Como é o gato. Como cuidar dos animais.
Quem tem animal em casa.
Pesquisar.
Observar imagens de animais. Comparar os animais. Vídeos, etc
OBS: Essas foram as questões levantadas junto com as crianças. Em cada turma as questões podem variar.
Materiais: Massinha, caneta piloto, cartolina ou papel craft.
Preparativos para o almoço: Jogos de mesa: Tangram
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________________

Plano de Aula 3

Entrada: Brinquedos pequenos diversos.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás no tatame e pedir que cada criança identifique o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Brincar de telefone sem fio
Objetivos:  Desenvolver habilidade de ouvir com atenção.
Saberes e conhecimentos: Audição e atenção
Atividade: Brincar de telefone sem fio. Todos sentados em círculo. Uma criança deve escolher uma palavra e dizer para outra criança. Depois que todas tiverem feito o mesmo, a última criança diz qual foi a palavra que ouviu. Enquanto as crianças brincam, anotar as palavras ditas no início e no final e mostrar para as crianças para verificarem se houve diferença nas palavras.
Materiais: Pátio.
Pátio: Brincar com bolas.
Preparativos para o almoço: Brinquedos de casinha.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
______________________________________________________________



Plano de Aula 4

Entrada: Tampinhas
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Colocar os crachás sobre uma mesa e alguns bambolês no chão. Uma criança por vez, pega seu crachá e pula dentro dos bambolês até chegar ao cartaz, coloca seu crachá no lugar e volta pulando.
Experiência: Expressar conhecimentos e ideias.
Objetivos: Desenvolver a oralidade.
Saberes e conhecimentos: Oralidade, maneiras de se expressar com clareza
Metodologia: Conversar com as crianças sobre o que poderíamos aprender com os temas das músicas escolhidas. Anotar no cartaz do índice as respostas relevantes. Colocar no aparelho de som as músicas escolhidas ao fundo dizendo que cada criança poderá fazer um desenho sobre sua música preferida.

Materiais: Cartaz já exposto na sala, caneta piloto, folhas sulfites e giz de cera.
Espaço: Sala de aula
Preparativos para o almoço: Jogos de mesa: Tangram
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
___________________________________________________________

Plano de Aula 5

Entrada: Blocos lógicos
Café da Manhã
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Fazer um túnel com duas mesas e lençóis, pedir para as crianças passarem por ele em silencio, pois um urso mora lá dentro e ele não pode acordar. 
Experiência: Expressar conhecimentos e ideias.
Objetivos: Desenvolver a oralidade.
Saberes e conhecimentos: Oralidade, maneiras de se expressar com clareza
Metodologia: Conversar com as crianças sobre o índice do projeto que está sendo montado e desta vez pensar em como vamos aprender tudo o que foi anotado no cartaz anteriormente. Direcionar o debate levando-os a pensar em atividades que podem ser realizadas durante o projeto. Distribuir massa de modelar e incentivá-los a modelar um personagem de uma das músicas escolhidas.

Materiais: Cartaz já exposto na sala, caneta piloto, massa de modelar.
Espaço: Sala de aula
Preparativos para o almoço: Jogos de mesa: Jogo da memória
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:
_______________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!