TURMA P4
Durante o início das aulas, pude
observar que o momento em que as crianças mais se envolviam era quando estávamos
sentados em roda cantando algumas músicas e que aprendiam rapidamente cada uma
delas. Percebi também o pouco conhecimento de músicas do repertório infantil, pois
muitas delas ainda não tinham ido à escola. Resolvi apresentar-lhes algumas
músicas para talvez, a partir daí, iniciarmos nosso projeto, dependendo do
interesse das crianças. Verificando que elas realmente se empolgaram com a
escolha de suas músicas preferidas percebi que seria um bom projeto a ser trabalhado com essa turma.
Plano de Aula 1
Entrada: jogo da memória na mesa.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: Em roda, fazer a leitura de um
livro escolhido pelas crianças. Depois poderão brincar com brinquedos de sua
preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre a atividade
realizada na brinquedoteca e suas regras.
Chamada e calendário passar sobre uma corda esticada
no chão até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e
registrar o tempo.
Experiência:
Ouvir músicas do repertório
infantil.
Objetivos:
Demonstrar sua preferência
musical.
Saberes
e conhecimentos: escolha
e preferência musical.
Metodologia:
apresentar algumas músicas do repertório infantil para as
crianças ouvirem e depois dizerem quais as preferidas de cada um. Fazer um
gráfico na lousa, escrevendo o nome das músicas a serem ouvidas, questionar cada criança, entregar um pedaço de papel colorido e incentivar que o cole
na coluna de sua preferência. Fazer a contagem para verificar as músicas preferidas.
Logo depois poderemos dançar ao som dessas músicas.
Materiais: Corda, CD e aparelho
de som.
Proposta
de movimento. Fazer
a brincadeira “Vamos passear na floresta”.
Preparativos para o almoço: Blocos lógicos na mesa.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
12h-
Saída
Observação:
______________________________________________________________________
Plano de Aula 2
Entrada: Massinha
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário
e rotina: Mostrar para
as crianças a caneta mágica, (canetão enfeitado de acordo com a preferência da professora) dizer que de vez em quando ela vem à
escola para escrever as letras do nome de algumas crianças em suas mãos, e os
primeiros a participar serão aqueles que respeitarem as regras.
Experiência:
Expressar conhecimentos e ideias
sobre a música.
Objetivos:
Desenvolver a capacidade de
interpretação.
Saberes
e conhecimentos: Maneiras
de se expressar com clareza
Metodologia: escrever junto com as crianças
os nomes das músicas em um cartaz. A seguir fazer o seguinte questionamento: Qual
o tema principal da música? (Ex: Atirei o pau no gato; Animais, respeito à
natureza, brincadeiras de roda, etc.). A cada dia será realizada uma parte do
Índice.
Nomes
das músicas
|
Tema
principal da música.
|
O que
podemos saber sobre o tema?
|
Como
vamos aprender?
|
Atirei
o pau no gato.
|
Gato
(animais)
Mal trato
aos animais.
|
Como é
o gato. Como cuidar dos animais.
Quem
tem animal em casa.
|
Pesquisar.
Observar
imagens de animais. Comparar os animais. Vídeos, etc
|
OBS: Essas foram as questões levantadas junto com as crianças. Em cada turma as questões podem variar.
Materiais: Massinha, caneta piloto, cartolina ou
papel craft.
Preparativos para o almoço: Jogos de mesa: Tangram
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________________
Plano de Aula 3
Entrada: Brinquedos pequenos diversos.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo
e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás no
tatame e pedir que cada criança identifique o seu. Observar o tempo e registrar
no calendário.
Experiência:
Brincar de telefone sem fio
Objetivos:
Desenvolver habilidade de ouvir com atenção.
Saberes
e conhecimentos: Audição
e atenção
Atividade: Brincar de telefone sem fio. Todos
sentados em círculo. Uma criança deve escolher uma palavra e dizer para outra
criança. Depois que todas tiverem feito o mesmo, a última criança diz qual foi
a palavra que ouviu. Enquanto as crianças brincam, anotar as palavras ditas no
início e no final e mostrar para as crianças para verificarem se houve diferença nas palavras.
Materiais: Pátio.
Pátio: Brincar com bolas.
Preparativos para o almoço: Brinquedos
de casinha.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
______________________________________________________________
Plano de Aula 4
Entrada: Tampinhas
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada,
calendário e rotina: Colocar
os crachás sobre uma mesa e alguns bambolês no chão. Uma criança por vez, pega
seu crachá e pula dentro dos bambolês até chegar ao cartaz, coloca seu crachá
no lugar e volta pulando.
Experiência: Expressar conhecimentos e ideias.
Objetivos: Desenvolver a oralidade.
Saberes e conhecimentos: Oralidade, maneiras de se
expressar com clareza
Metodologia: Conversar
com as crianças sobre o que poderíamos aprender com os temas das músicas
escolhidas. Anotar no cartaz do índice as respostas relevantes. Colocar no
aparelho de som as músicas escolhidas ao fundo dizendo que cada criança poderá
fazer um desenho sobre sua música preferida.
Materiais: Cartaz já exposto na sala, caneta
piloto, folhas sulfites e giz de cera.
Espaço: Sala de aula
Preparativos para o almoço: Jogos de mesa: Tangram
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
___________________________________________________________
___________________________________________________________
Plano de Aula 5
Entrada: Blocos lógicos
Café da Manhã
Roda de oralidade, chamada, calendário
e rotina: Fazer um túnel
com duas mesas e lençóis, pedir para as crianças passarem por ele em silencio,
pois um urso mora lá dentro e ele não pode acordar.
Experiência: Expressar conhecimentos e ideias.
Objetivos: Desenvolver a oralidade.
Saberes e conhecimentos: Oralidade, maneiras de se
expressar com clareza
Metodologia: Conversar
com as crianças sobre o índice do projeto que está sendo montado e desta vez pensar em como vamos aprender tudo o que foi anotado no cartaz anteriormente.
Direcionar o debate levando-os a pensar em atividades que podem ser realizadas
durante o projeto. Distribuir massa de modelar e incentivá-los a modelar um
personagem de uma das músicas escolhidas.
Materiais: Cartaz já exposto na sala, caneta
piloto, massa de modelar.
Espaço: Sala de aula
Preparativos para o almoço: Jogos de mesa: Jogo da memória
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!