google-site-verification=Vje9U8DVW3scGapEDfVs2gPvCkfxJfTlDWYo11MmiuA Práticas Pedagógicas planejadas: Cinco Planos de aula sobre animais - Livro "E o dente ainda doía"

domingo, 10 de setembro de 2017

Cinco Planos de aula sobre animais - Livro "E o dente ainda doía"

Acesse o  link abaixo para BAIXAR os Planos de Aula.👇
Plano de Aula 1


Entrada: Fazendinha
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Esticar uma corda no chão fazer marcar com giz de lousa dos lados e as crianças vão pular de um lado para o outro da corda sobre as marcas no chão. Pegar seu crachá e colocar no cartaz.
Roda da conversa e rotina: Relembrar o projeto que estamos realizando. Cantar algumas músicas e falar sobre as músicas que ainda vamos trabalhar. Cantar as músicas “O jacaré foi passear na lagoa” e “O sapo Cururu”.
Experiência: Contação de história “E o dente ainda doía”
Saberes e conhecimentos: Interpretação de texto, leitura e escrita.
Objetivos de aprendizagem: 
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Metodologia: Sentados em roda, contar a história com o auxílio do livro  ou colocar o vídeo da história para que assistam, ao final questioná-los levando-os a fazer a interpretação da mesma. O que o jacaré sentia? Por que será que o dente do jacaré doía? O que podemos fazer para não ter dor de dente? Quem já teve dor de dente? Lembrá-los também da quantidade de animais, desenhando e anotando no quadro quantos eram e escrevendo seus nomes. Incentivá-los a escolher um animal, desenhar e escrever seu nome a sua maneira.
Materiais: Livro, lápis de cor, sulfite.
Link para a contação da história👇
Jogo de mesa: quebra cabeças.
Saída: Jogo da memória

Animais que fazem parte da história:










Plano de Aula 2
Números e quantidades

Entrada: Animais pequenos.

Roda da conversa e rotina: Relembrar as atividades a serem realizadas e as que já realizamos. Questionar se alguém tem uma ideia para a próxima semana.
Chamada e calendário: Escrever a letra do nome das crianças em suas mãos dizendo que a canetinha mágica voltou e os primeiros a ter o nome escrito são aqueles que souberem os nomes de suas primeiras letras. Relembrar qual é a inicial de cada um.
Experiência: Confeccionar cartaz.
Objetivos de aprendizagem: 
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Saberes e conhecimentos: Números e quantidades.
Metodologia: Relembrar a história contada anteriormente. Mostrar o livro e contar os animais da história. Escrever junto com as crianças em um cartaz já com as imagens, o nome de cada animal e o número referente à quantidade. ( Ex. 1 UM JACARÉ, 2 DOIS COELHOS, etc.)
Materiais: Cartolina branca, cola branca, imagens de animais, caneta piloto.
Proposta de movimento. Lenço atrás.

Saída: Dominós.

Plano de Aula 3

Entrada: Tangram.
Chamada e calendário colocar folhas sulfite no chão. As crianças pularão sobre as folhas até chegar à mesa pegar seu crachá e colocar no cartaz. Observar e registrar o tempo.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre os animais que ajudaram o jacaré e qual é a característica de cada um.
Experiência: Fazer um gráfico com as características dos animais.
Objetivos de aprendizagem: 
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Saberes e conhecimentos: Características dos animais.
Metodologia: Montar um gráfico de acordo com as classes dos animais presentes no livro, junto com as crianças, fazer a leitura das palavras e pedir que uma de cada vez cole no cartaz uma imagem no local indicado.
EXEMPLO:
Classificação dos animais

Materiais: cartolina, imagens dos animais
Jogos de mesa: Brinquedos pequenos

Saída: Vídeo de escolha das crianças.


Plano de Aula 4

Entrada: Trilha de obstáculos com a participação da família.
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao quadro e escreva seu nome utilizando o crachá para observar a letra de seu nome.
Experiência: O que comem os animais?
Objetivos de aprendizagem: 
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
Saberes e conhecimentos: Alimentação dos animais
Metodologia: Apresentar um vídeo sobre a alimentação dos animais e logo depois conversar com as crianças sobre o tema. Distribuir massinha de modelar e incentivá-los a moldar os animais que preferirem. Auxiliar se for necessário.
Materiais: Vídeo sobre alimentação dos animais e massa de modelar.
Link para o vídeo:👇

Saída: Blocos lógicos

Plano de Aula 5

Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina. Cantar algumas músicas sobre animais.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás sobre a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Corrida dos animais
Saberes e conhecimentos: coordenação motora ampla, imitação e atenção.
Objetivos de aprendizagem: 
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Metodologia: Apresentar o vídeo sobre a locomoção dos animais. A seguir convidar as crianças a formar uma fileira e pedir que percorram um trajeto imitando algum animal. Pulando como o sapo, arrastando-se como o jacaré, etc.
Link para o vídeo:👇

Saída: Tangram

4 comentários:

  1. Boa tarde! Amei seu projeto, se possível gostaria de usá-lo com minha turma de Maternal III; claro que farei agumas mudançasdiante da faixa etária....PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Estava um pouco afastada, mas agora estou de volta.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, qual seria a faixa etária das crianças que você trabalharia?

    ResponderExcluir
  4. Amei muito criativo,bem lúdico!👏

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!