Acesse o link abaixo para BAIXAR os Planos de Aula.👇
Plano
de Aula 1
Entrada: Fazendinha
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Esticar uma corda no chão fazer marcar
com giz de lousa dos lados e as crianças vão pular de um lado para o outro da
corda sobre as marcas no chão. Pegar seu crachá e colocar no cartaz.
Roda da conversa e rotina: Relembrar o projeto que estamos
realizando. Cantar algumas músicas e falar sobre as músicas que ainda vamos
trabalhar. Cantar as músicas “O jacaré foi passear na lagoa” e “O sapo Cururu”.
Experiência: Contação de história “E o dente ainda
doía”
Saberes e conhecimentos: Interpretação
de texto, leitura e escrita.
Objetivos de aprendizagem:
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Metodologia: Sentados em roda, contar a história com
o auxílio do livro ou colocar o vídeo da história para que assistam, ao final questioná-los levando-os a fazer a interpretação
da mesma. O que o jacaré sentia? Por que será que o dente do jacaré doía? O que
podemos fazer para não ter dor de dente? Quem já teve dor de dente? Lembrá-los também
da quantidade de animais, desenhando e anotando no quadro quantos eram e
escrevendo seus nomes. Incentivá-los a escolher um animal, desenhar e escrever
seu nome a sua maneira.
Materiais: Livro, lápis de cor, sulfite.
Link para a contação da história👇
Jogo de mesa: quebra cabeças.
Saída:
Jogo da memória
Plano de Aula 2
Entrada: Animais pequenos.
Roda da conversa e rotina: Relembrar as atividades a serem
realizadas e as que já realizamos. Questionar se alguém tem uma ideia para a
próxima semana.
Chamada e calendário: Escrever a letra do nome das crianças em
suas mãos dizendo que a canetinha mágica voltou e os primeiros a ter o nome
escrito são aqueles que souberem os nomes de suas primeiras letras. Relembrar
qual é a inicial de cada um.
Experiência: Confeccionar cartaz.
Objetivos de aprendizagem:
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Saberes e conhecimentos: Números e quantidades.
Metodologia:
Relembrar a história
contada anteriormente. Mostrar o livro e contar os animais da história.
Escrever junto com as crianças em um cartaz já com as imagens, o nome de cada
animal e o número referente à quantidade. ( Ex. 1 UM JACARÉ, 2 DOIS COELHOS, etc.)
Materiais:
Cartolina branca, cola
branca, imagens de animais, caneta piloto.
Proposta de movimento. Lenço atrás.
Saída:
Dominós.
Plano de Aula 3
Entrada: Tangram.
Chamada e calendário colocar folhas sulfite no chão. As
crianças pularão sobre as folhas até chegar à mesa pegar seu crachá e colocar
no cartaz. Observar e registrar o tempo.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre os animais que ajudaram
o jacaré e qual é a característica de cada um.
Experiência: Fazer um gráfico com as características
dos animais.
Objetivos de aprendizagem:
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Saberes e conhecimentos: Características dos animais.
Metodologia:
Montar um gráfico de
acordo com as classes dos animais presentes no livro, junto com as
crianças, fazer a leitura das palavras e pedir que uma de cada vez cole no
cartaz uma imagem no local indicado.
Materiais:
cartolina, imagens dos
animais
Jogos de mesa: Brinquedos pequenos
Saída:
Vídeo de escolha das
crianças.
Plano de Aula 4
Entrada: Trilha de obstáculos com a
participação da família.
Roda de oralidade, chamada,
calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao
quadro e escreva seu nome utilizando o crachá para observar a letra de seu
nome.
Experiência: O que comem os animais?
Objetivos de aprendizagem:
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
Saberes e conhecimentos: Alimentação dos animais
Metodologia: Apresentar um vídeo sobre
a alimentação dos animais e logo depois conversar com as crianças sobre o tema.
Distribuir massinha de modelar e incentivá-los a moldar os animais que
preferirem. Auxiliar se for necessário.
Materiais: Vídeo
sobre alimentação dos animais e massa de modelar.
Link para o vídeo:👇
Saída: Blocos lógicos
Plano de Aula 5
Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu
brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina. Cantar algumas
músicas sobre animais.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás
sobre a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e
registrar no calendário.
Experiência: Corrida dos animais
Saberes e conhecimentos: coordenação motora ampla, imitação e
atenção.
Objetivos de aprendizagem:
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Metodologia: Apresentar o vídeo sobre a locomoção dos animais. A seguir convidar as crianças a formar
uma fileira e pedir que percorram um trajeto imitando algum animal. Pulando
como o sapo, arrastando-se como o jacaré, etc.
Link para o vídeo:👇
Saída: Tangram













Boa tarde! Amei seu projeto, se possível gostaria de usá-lo com minha turma de Maternal III; claro que farei agumas mudançasdiante da faixa etária....PARABÉNS!!!
ResponderExcluirMuito obrigada! Estava um pouco afastada, mas agora estou de volta.
ResponderExcluirBoa tarde, qual seria a faixa etária das crianças que você trabalharia?
ResponderExcluirAmei muito criativo,bem lúdico!👏
ResponderExcluir