PLANO DE AULA 1 - 1º ANO - – LIVRO DIDÁTICO: BEM-ME-QUER
(HISTÓRIA)
ESCOLA:_____________________________________________________________
TURMA: _________PROFESSORA:_______________________________________
DATA: ___/___/20___
CONTEÚDOS
1HI0001 - Identidade: história de vida, história do nome,
características pessoais e familiares.
OBJETIVOS
Refletir sobre sua identidade. Reconhecer que o nome
identifica as pessoas. Conhecer a origem do próprio nome. Reconhecer a família
como primeiro grupo social.
AVALIAÇÃO: Verificar o aprendizado do nome e sua relação com
a identidade de cada um.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Com
todos sentados em círculo, questionar se são crianças adultos ou idosos.
Perguntar se são todos iguais. Por quê? Ainda em círculo, explicar as regras do
jogo:
A bola deve ser rolada no
chão, não pode ser passada para quem já se apresentou, ela não pode ser passada
para quem está imediatamente sentado ao lado, só á frente.
A professora inicia dizendo seu
nome e jogando a bola para um aluno, ao receber a bola, cada criança diz seu
nome, qual a letra inicial e passa a bola para um amigo.
Ao final do jogo, todos se
sentarão em seus lugares e a professora irá pedir que observem a imagem da
página 11, falar sobre as crianças e suas diferenças. Fazer a leitura do
enunciado e incentivar a desenharem sua imagem no espaço em branco.
Na página 12, escrever no quadro
a frase: TODO MUNDO TEM NOME. Ler pausadamente com as crianças e orientá-los na
realização da atividade. Questionando onde as crianças estão? O que está
acontecendo? O que a menina está falando? Como devemos nos apresentar quando
chegamos em algum lugar que não somos conhecidos? Observar se alguém na sala
tem o mesmo nome. Atividade1: conversar com os colegas e professora se conhece
alguém com o mesmo nome que o seu em outro lugar (Desenhar você e escrever seu
nome).
Em seguida, realizar a atividade
2 da página 13.
A atividade 3 será impressa e
enviada como tarefa com complementação de um questionamento: Qual o significado
de seu nome?
A professora irá observar as
necessidades de cada criança e acompanhá-la na realização das atividades.
RECURSOS: Cadernos, livro didático de história, quadro negro, atividade impressa.
OBSERVAÇÕES:
TAREFA:
1)
QUEM ESCOLHEU O
SEU NOME?
____________________________________________________________
2)
QUAL O SIGNIFICADO DO SEU NOME?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!