google-site-verification=Vje9U8DVW3scGapEDfVs2gPvCkfxJfTlDWYo11MmiuA Práticas Pedagógicas planejadas: PLANO DE AULA 1 -1º ANO - HISTÓRIA - NOMES - IDENTIDADE

quarta-feira, 8 de março de 2023

PLANO DE AULA 1 -1º ANO - HISTÓRIA - NOMES - IDENTIDADE

 

PLANO DE AULA 1 - 1º ANO - – LIVRO DIDÁTICO: BEM-ME-QUER (HISTÓRIA)

ESCOLA:_____________________________________________________________

TURMA: _________PROFESSORA:_______________________________________

DATA: ___/___/20___

CONTEÚDOS

1HI0001 - Identidade: história de vida, história do nome, características pessoais e familiares.

OBJETIVOS        

Refletir sobre sua identidade. Reconhecer que o nome identifica as pessoas. Conhecer a origem do próprio nome. Reconhecer a família como primeiro grupo social.

AVALIAÇÃO: Verificar o aprendizado do nome e sua relação com a identidade de cada um.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Com todos sentados em círculo, questionar se são crianças adultos ou idosos. Perguntar se são todos iguais. Por quê? Ainda em círculo, explicar as regras do jogo:

A bola deve ser rolada no chão, não pode ser passada para quem já se apresentou, ela não pode ser passada para quem está imediatamente sentado ao lado, só á frente.

A professora inicia dizendo seu nome e jogando a bola para um aluno, ao receber a bola, cada criança diz seu nome, qual a letra inicial e passa a bola para um amigo.

Ao final do jogo, todos se sentarão em seus lugares e a professora irá pedir que observem a imagem da página 11, falar sobre as crianças e suas diferenças. Fazer a leitura do enunciado e incentivar a desenharem sua imagem no espaço em branco.

Na página 12, escrever no quadro a frase: TODO MUNDO TEM NOME. Ler pausadamente com as crianças e orientá-los na realização da atividade. Questionando onde as crianças estão? O que está acontecendo? O que a menina está falando? Como devemos nos apresentar quando chegamos em algum lugar que não somos conhecidos? Observar se alguém na sala tem o mesmo nome. Atividade1: conversar com os colegas e professora se conhece alguém com o mesmo nome que o seu em outro lugar (Desenhar você e escrever seu nome).

Em seguida, realizar a atividade 2 da página 13.

A atividade 3 será impressa e enviada como tarefa com complementação de um questionamento: Qual o significado de seu nome?

A professora irá observar as necessidades de cada criança e acompanhá-la na realização das atividades.

RECURSOS: Cadernos, livro didático de história, quadro negro, atividade impressa.

OBSERVAÇÕES:

TAREFA:

1)       QUEM ESCOLHEU O SEU NOME?

­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________________________

2)      QUAL O SIGNIFICADO DO SEU NOME?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para deixar seus comentários. Desde que seja para contribuir para o bom desempenho do Blog. Muito obrigada por participar e comentar!