PLANO DE AULA 2 - GEOGRAFIA E HISTÓRIA – 1º ANO
COM O USO DO LIVRO
DIDÁTICO BEM-ME-QUER.
ESCOLA:________________________________________
TURMA: 1º ano__
PROFESSORA:
DATA: ___/___/20___
CONTEÚDOS
(1HI0001) Identidade:
História de vida, história do nome, características pessoais e familiares.
(1HI0004) Narrativas
familiares e comunitárias.
(1GE0006) Regras de
convívio e sua importância em diferentes espaços.
OBJETIVOS
Refletir sobre sua
identidade. Reconhecer que o nome identifica as pessoas. Conhecer a origem do
próprio nome.
AVALIAÇÃO
Verificar o aprendizado
do nome e sua relação com a identidade de cada um.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS: Páginas 10, 11, 12 e 13 do livro de
geografia.
Na página 10 do livro
de Geografia, levar os alunos a observarem a imagem, questionando-os: onde
estão as crianças, o que estão fazendo? Elas estão se divertindo? Elas são
todas iguais? Será que seus nomes são iguais? Por quê? Em seguida, incentiva-los
a dar nomes às crianças.
Fazer a leitura e ouvir
a música (Ciranda da Bailarina de Chico Buarque) e conversar sobre a
diversidade e a importância de se respeitar as diferenças entre as pessoas.
Reunir as crianças em
uma fileira na frente do quadro e propor um jogo: eles devem se agrupar de
acordo o comando da professora.
Quem tem cabelos
parecidos. Quem tem alturas parecidas. Quem é menino. Quem é menina. Quem tem
olhos de cor igual. Quem está de tênis e quem está com outro calçado.
Realizar as atividades
das páginas 12 e 13. A seguir, pedir que desenhem a si mesmo e um amigo. Lembra-los
de desenhar as diferenças entre ele e seu amigo.
Fazer a leitura da
imagem da página 16 questionando os alunos sobre o sobrenome da família de
Felipe. Em seguida, conversar sobre seus sobrenomes, Na página 17, orientá-los
na leitura da imagem e dos balões, perguntar para a turma, o que significa sobrenome.
Em uma ficha, cada aluno, com orientação da professora, irá confeccionar um
crachá com seu nome completo.
Em seguida, fazer a
leitura e interpretação da página 18 e conversar sobre suas características.
Logo após, realizar as atividades da páginas 19.
Tarefa: Páginas 20 e 21
do livro de história.
RECURSOS Cadernos, quadro negro, livros didáticos de
história e geografia.
OBSERVAÇÕES
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