google-site-verification=Vje9U8DVW3scGapEDfVs2gPvCkfxJfTlDWYo11MmiuA Práticas Pedagógicas planejadas: PLANO DE AULA 2 - 1º ANO - GEOGRAFIA E HISTÓRIA – - IDENTIDADE - NOMES E SOBRENOMES

quinta-feira, 9 de março de 2023

PLANO DE AULA 2 - 1º ANO - GEOGRAFIA E HISTÓRIA – - IDENTIDADE - NOMES E SOBRENOMES

PLANO DE AULA 2 - GEOGRAFIA E HISTÓRIA – 1º ANO

COM O USO DO LIVRO DIDÁTICO BEM-ME-QUER.

 

ESCOLA:________________________________________

TURMA: 1º ano__

PROFESSORA:

DATA: ___/___/20___

CONTEÚDOS

(1HI0001) Identidade: História de vida, história do nome, características pessoais e familiares.

(1HI0004) Narrativas familiares e comunitárias.

(1GE0006) Regras de convívio e sua importância em diferentes espaços.

OBJETIVOS  

Refletir sobre sua identidade. Reconhecer que o nome identifica as pessoas. Conhecer a origem do próprio nome.

 

AVALIAÇÃO  

Verificar o aprendizado do nome e sua relação com a identidade de cada um.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Páginas 10, 11, 12 e 13 do livro de geografia.

Na página 10 do livro de Geografia, levar os alunos a observarem a imagem, questionando-os: onde estão as crianças, o que estão fazendo? Elas estão se divertindo? Elas são todas iguais? Será que seus nomes são iguais? Por quê? Em seguida, incentiva-los a dar nomes às crianças.

Fazer a leitura e ouvir a música (Ciranda da Bailarina de Chico Buarque) e conversar sobre a diversidade e a importância de se respeitar as diferenças entre as pessoas.

Reunir as crianças em uma fileira na frente do quadro e propor um jogo: eles devem se agrupar de acordo o comando da professora.

Quem tem cabelos parecidos. Quem tem alturas parecidas. Quem é menino. Quem é menina. Quem tem olhos de cor igual. Quem está de tênis e quem está com outro calçado.

Realizar as atividades das páginas 12 e 13. A seguir, pedir que desenhem a si mesmo e um amigo. Lembra-los de desenhar as diferenças entre ele e seu amigo.




Páginas 16 e 17,18, 19, 20 e 21 do livro de história.

Fazer a leitura da imagem da página 16 questionando os alunos sobre o sobrenome da família de Felipe. Em seguida, conversar sobre seus sobrenomes, Na página 17, orientá-los na leitura da imagem e dos balões, perguntar para a turma, o que significa sobrenome. Em uma ficha, cada aluno, com orientação da professora, irá confeccionar um crachá com seu nome completo.

Em seguida, fazer a leitura e interpretação da página 18 e conversar sobre suas características. Logo após, realizar as atividades da páginas 19.

Tarefa: Páginas 20 e 21 do livro de história.

RECURSOS   Cadernos, quadro negro, livros didáticos de história e geografia.

OBSERVAÇÕES    





 

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